Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 22 de Dezembro de 2013 às 23:39

    Imprimir


Último Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), do Ministério da Saúde, aponta que que 77 cidades brasileiras ainda estão em situação de risco para a dengue. Dessas, em dez, a situação de risco prevalece desde 2011.


 
Dados do ministério indicam que, na Região Norte, as principais causas de criadouros do mosquito são a deficiência no abastecimento de água e na coleta do lixo. No Nordeste, o abastecimento de água aparece como o principal problema. No Sudeste, os depósitos domiciliares provocam o aumento da circulação do mosquito. No Sul, o alerta é para o lixo. Na Região Centro-Oeste, abastecimento de água, depósitos domiciliares e lixo representam praticamente o mesmo percentual no agravamento de criadouros.


 
As características climáticas típicas do verão, que começou esta semana, são sinal de alerta para a transmissão da dengue no país. Para o coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue, Giovanini Coelho, o período de chuvas intensas e de maior umidade exige reforço dos cuidados de prevenção por parte dos gestores municipais e também da própria população.


 
Pesquisas recentes , segundo Giovanini, mostram que o brasileiro se sente bem informado em relação à doença e às medidas de prevenção. O grande desafio é transformar esse conhecimento em mudança de comportamento. "É fácil prevenir a dengue, mas é importante que a população efetivamente adote mudanças de comportamento por meio de ações que ela conhece muito bem" , explicou.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/1478/visualizar/