Décimo terceiro não reduz a inadimplência com cheques, revela Serasa Experian
Com primeira parcela, consumidores priorizam a regularização de dívidas no cartão de crédito
Em novembro de 2009, foram devolvidos, em todo o país, 2,04% do total de cheques compensados. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, o percentual é 6,25% maior que o número verificado em outubro. Foi a primeira alta após três meses seguidos de ligeiras quedas. Este crescimento mostra que com a primeira parcela do 13º salário, os consumidores estão priorizando a regularização de suas pendências financeiras no cartão de crédito, meio de pagamento em que ainda podem comprar parcelado, destacam os técnicos da Serasa Experian. Vale lembrar que o cheque é considerado desprovido de fundos, para efeito de registro nas estatísticas de inadimplência, a partir de sua segunda devolução.
Já na relação de novembro de 2009 sobre novembro de 2008, a inadimplência com cheques recuou 5,55%. No penúltimo mês do ano anterior, a economia enfrentava a crise financeira global, e tinha no cheque pré-datado uma alternativa para as vendas financiadas do varejo. Na ocasião, o inadequado recebimento do pré-datado, confundido como venda à vista, e a falta de controle do consumidor, elevaram a estatística de cheques sem fundos em novembro de 2008, recordam os analistas. Os especialistas também destacam que a economia aquecida, em novembro de 2009, foi um importante fator que contribuiu para a queda no número de cheques devolvidos na comparação anual.
No acumulado do ano, por sua vez, a inadimplência com cheques foi de 2,17%. Segundo o levantamento, houve um avanço de 9,59% na devolução de cheques, na comparação com igual período de 2008. A alta é reflexo do primeiro semestre de 2009, quando foram registrados os maiores indicadores mensais de devolução de cheques. Para os especialistas, a plena aceitação do pré-datado como alternativa à menor oferta de crédito, durante o período mais agudo da crise (Primeiro trimestre), e no início da recuperação econômica (Segundo trimestre), quando a economia ainda não estava normalizada, impulsionaram tal elevação.
*Confira abaixo tabela com o total de cheques devolvidos e compensados, em novembro de 2009, e no acumulado de janeiro a novembro de 2009:
Nos estados e regiões
O Amapá se mantém como o estado com o maior percentual de cheques devolvidos (9,98%), de janeiro a novembro de 2009. São Paulo continua como o estado de menor percentual (1,67%). Entre as regiões, a Norte foi a com maior percentual de devolução de cheques (4,99%). Na outra ponta do ranking está a Sudeste, com 1,78%. Veja abaixo o ranking completo com o percentual de cheques devolvidos nos onze primeiros meses de 2009, por Estado.
ESTADOS/REGIÕES JAN-NOV/2009
1 Amapá 9,98%
2 Maranhão 9,60%
3 Acre 8,91%
4 Roraima 8,89%
5 Sergipe 8,02%
6 Tocantins 6,52%
7 Piauí 5,98%
8 Rio Grande do Norte 5,91%
9 Paraíba 5,70%
10 Alagoas 5,40%
11 Pará 5,15%
12 Mato Grosso 4,13%
13 Rondônia 3,74%
14 Amazonas 3,49%
15 Bahia 3,24%
16 Ceará 3,17%
17 Distrito Federal 3,03%
18 Goiás 2,75%
19 Espírito Santo 2,41%
20 Rio Grande do Sul 2,32%
21 Pernambuco 2,30%
22 Mato Grosso do Sul 2,17%
Brasil 2,17%
23 Minas Gerais 2,04%
24 Paraná 1,99%
25 Santa Catarina 1,89%
26 Rio de Janeiro 1,75%
27 São Paulo 1,67%
1 REGIÃO NORTE 4,99%
2 REGIÃO NORDESTE 3,73%
3 REGIÃO CENTRO-OESTE 2,92%
4 REGIÃO SUL 2,08%
5 REGIÃO SUDESTE 1,78%
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Respondendo on-line/real-time a 4 milhões de consultas por dia, auxiliando 400 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio. É a maior Autoridade Certificadora do Brasil, provendo todos os tipos de certificados digitais e soluções customizadas para utilização da tecnologia de certificação digital e de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), tornando os negócios mais seguros, ágeis e rentáveis. Constantemente orientada para soluções inovadoras em informações para crédito, marketing e negócios, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Experian
A Serasa Experian é parte do grupo Experian, líder mundial em serviços de informação, fornecendo dados e ferramentas de análise a clientes em mais de 65 países. A empresa auxilia os clientes no gerenciamento do risco de crédito, prevenção a fraudes, direcionamento de campanhas de marketing e na automatização o processo de tomada de decisão. A Experian plc também apóia pessoas físicas no gerenciamento de seus relatórios e scores de crédito e na proteção a fraudes de identidade. A Experian plc está registrada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100, que é o principal indicador do desempenho médio das cotações da Bolsa de Londres. A receita total para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2009 foi de US$ 3,9 bilhões. A empresa emprega cerca de 15.000 pessoas em 40 países e possui sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, no Reino Unido; em Costa Mesa, na Califórnia e em São Paulo, Brasil. Para mais informações, visite http://www.experianplc.com
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