Interiorização da Saúde avança no ano de 2009
O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, faz um balanço das ações de saúde no ano de 2009 e pontua o crescimento da oferta de serviços no projeto de Interiorização e Descentralização dos serviços de saúde seguindo a meta do Governo Blairo Maggi.
No conceito de gestão de levar saúde de excelente qualidade a toda a população mato-grossense e mais próximo de suas residências é que a Saúde Pública do Estado de Mato Grosso desenvolveu projeto da Interiorização, que segundo o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, teve o objetivo de melhorar os serviços da Atenção Básica e implantar serviços de Media e Alta Complexidade que antes só eram ofertados na Capital mato-grossense.
Vários municípios se tornaram referência em serviços a exemplo de Tangará da Serra, que hoje oferta serviços em áreas complexas como a de Nefrologia e UTI. Na mesma linha as cidades de Rondonópolis, Sinop, Cáceres ofertam além de serviços de nefrologia e também oncologia.
Os Hospitais Regionais de Rondonópolis, Cáceres, Sorriso e Colíder ganharam novas estruturas físicas e também serviços abrangentes da Média e Alta Complexidade capazes de prestar atendimento às populações de suas abrangências e, com serviços antes inexistentes como UTIs, serviços de Cardiologia, Neurologia, Pediatria, Urologia, serviços de Imagens de Alta Tecnologia, Gestação de Risco, Implementação das Clínicas Médicas e Cirúrgicas, traduzindo a responsabilidade que o Estado tem na oferta de serviços e no fortalecimento da rede SUS em Mato Grosso.
Na gestão do Sistema Único de Saúde o projeto de Interiorização ampliou os serviços da Atenção Básica dos municípios no aumento da cobertura do Programa Saúde da Família, Saúde Bucal, Reabilitação e incentivo financeiro aos municípios que adotaram os projetos.
Já para a Média e Alta Complexidade, além do reforço dado aos Hospitais Regionais, foram promovidas gestões compartilhadas com os municípios onde muitos deles são referencia em atendimento por regiões e o reforço dado aos 15 consórcios intermunicipais de saúde que têm como referência um Hospital Público na ampliação da oferta de serviços e consultas da Média e Alta Complexidade.
“No ano de 2009 implementamos o Núcleo Sistêmico da Secretaria cujo resultado foi agregar as ações dos setores no agrupamento administrativo onde pudemos melhorar a administração de pessoal, de tecnologia, de finanças, de licitação, da gestão de medicamentos e aquisição de produtos, de transporte, o que nos contabilizou resolutividade econômica, desburocratização da máquina e agilidade dos processos. O Estado de Mato Grosso vem passando, no ano de 2009, por dois grandes desafios que são o enfrentamento da nova doença a Influenza A H1N1 e a Epidemia da Dengue”, disse o Secretário, enfatizando que “para o enfrentamento dessas doenças implantamos no MT Laboratório, serviços de diagnóstico da Influenza A H1N1 e circulação viral da dengue, além da implantação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) que tem a função de identificar emergências epidemiológicas e promover as interferências e respostas”.
O secretário Augustinho Moro avalia que enquanto o projeto de Interiorização foi avançando, a Capital também recebeu atenção do Governo do Estado. A Capital teve aumento do seu teto financeiro cujos investimentos do Estado estão presentes nos serviços da Atenção Básica, da Média e Alta Complexidade, verificados e aplicados no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá, nas parcerias de serviços com o Hospital Geral Universitário, Hospital Universitário Júlio Müller, Hospital do Câncer, Hospital Santa Helena, Santa Casa de Misericórdia, e os serviços sob gestão estadual instalados na Capital, como os do Centro Estadual de Referencia de Media e Alta Complexidade (Cermac), MT Hemocentro, MT Laboratório, Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), Farmácia Popular do Brasil, Farmácia de Medicamentos de Alto Custo, SAMU 192, sendo todos esses serviços no reforço ao atendimento à Saúde Pública da Capital e do Estado.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, para o ano de 2010 o Estado contará com mais um importante serviço da assistência hospitalar que é a entrega do Hospital Metropolitano do Cristo Rei. Estará entregando também a nova sede do Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac) além de estar implementando 8 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em vários municípios do interior.
“Estamos concentrando esforços na construção do novo hospital federal, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso, Ministério da Saúde e Ministério da Educação e as bancadas estadual e federal. Esse novo hospital que terá 250 leitos, vem reforçar os serviços da assistência hospitalar da rede SUS de Mato Grosso e, com isso, a implementação de mais serviços de Média e Alta Complexidade”, finalizou Augustinho Moro.
Comentários