Mais da metade dos estudantes praticam pouca atividade física, diz IBGE
Mais da metade dos estudantes da 9ª série do ensino fundamental que estudam em capitais praticam pouca atividade física. Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira, 57% dos estudantes podem ser considerados inativos ou insuficientemente ativos em termos de atividade física.
Entre todos os estudantes consultados na pesquisa, as meninas inseridas nas duas categorias chegaram a 69% do total, enquanto os meninos somaram 44%. Em São Luís (MA) foi registrado o maior percentual de sedentários --65,8% dos estudantes. O menor ocorreu em Florianópolis (SC) --48,5%.
A pesquisa consultou 60.973 alunos da 9ª série do ensino fundamental em 1.453 escolas públicas e privadas de todas as capitais e do Distrito Federal. A idade média dos estudantes variou entre 13 e 15 anos --10% tinham mais de 16 anos. Quase 80% dos alunos estudavam em escolas públicas e o restante em particulares. O IBGE estima que 618 mil jovens cursam a 9ª série em todo o Brasil.
Pesquisa
A Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar reúne informações sobre as condições de vida do estudante. É a primeira pesquisa da história do IBGE em que os próprios entrevistados responderam ao questionário nos computadores de mão --geralmente eles respondem as perguntas feitas pelos entrevistadores, que anotam os dados. Segundo o IBGE, isso deu mais privacidade aos estudantes para responderem questões sobre violência, uso de álcool e drogas e comportamento sexual.
Comentários