8,8 mil armas são recadastradas em MT
Segundo a responsável pelo Sistema Nacional de Armas em Mato Grosso (SINARM-MT), Jaqueline Coelho, o aumento do número de armas recadastradas em 2009 se deve a ampliação da divulgação de informações sobre o assunto. "Ano passado, somente no segundo semestre houve procura para regularizar".
Uma dessas pessoas que pretende estar de acordo com a legislação é o motorista Ronaldo Pereira. Ele possui uma Colt Cavalinho que era do seu avô. "A arma vem de geração para geração. Quero regularizar para que ela fique de lembrança para os filhos".
Segundo ele, a Colt, que tem o cabo confeccionado em osso e é guardada em uma flanela para não sofrer arranhão ou sujar, "não tem preço". Além dessa arma antiga, Pereira possui uma Taurus calibre 38 de 1992, que ele também pretende registrar. "Naquela época era fácil ter uma arma. Uma pessoa ia ao Paraguai e comprava".
Depois de 31 de dezembro, qualquer arma que não tiver cadastro na Polícia Federal será considerada ilegal e o proprietário poderá ser detido. A PF disponibilizou o 0800 727 3040 para dar orientações sobre o processo.
Comentários