Pagamento de AGF de milho em MT será feito apenas em janeiro
O pagamento aos produtores das compras de milho realizadas via Aquisição do Governo Federal (AGF) será efetuado somente no mês de janeiro pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O atraso se deve ao ajuste que teve que ser feito no Projeto de Lei (PLN) 079/2009 em virtude de um erro no texto. O PLN abre ao Orçamento Fiscal da União crédito suplementar para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), onde estão incluídos os pagamentos de AGFs. O documento está Casa Civil para ser assinado.
"Em função da espera da assinatura na Casa Civil e do recesso de final de ano da Conab, é provável que o pagamento seja feito apenas na segunda quinzena de janeiro", explica o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Glauber Silveira.
O Ministério da Agricultura destinará cerca de R$ 31 milhões para pagar os AGFs em Mato Grosso, que correspondem a 140 mil toneladas de milho. Serão atendidos os produtores que já depositaram o grão em armazéns credenciados pela Conab e cuja documentação já foi emitida. Em todo o país, serão R$ 80 milhões que totalizam 316 mil/t.
Segundo o presidente da Aprosoja/MT, ainda há a expectativa de que no mês de janeiro seja promovido mais um leilão de milho por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). "Não podemos esquecer que na estimativa de estoque final de passagem estamos considerando um consumo de 2 milhões de toneladas até maio de 2010. Portanto, é um volume físico considerável que ainda existe".
Comentários