Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 15 de Julho de 2013 às 21:29
Por: Priscila Jordão

    Imprimir


Menos temerosos com o risco de menor crescimento da China, investidores compraram barganhas na Bovespa e levaram o principal índice da Bovespa à maior alta diária em mais de quatro meses, em dia também marcado pelo exercício de opções.


 
O Ibovespa teve alta de 2,65 cento, a 46.738 pontos. Foi a maior alta desde 6 de março, quando o índice subiu 3,55%. O giro financeiro do pregão foi de 7,5 bilhões de reais, incluindo os 2,18 bilhões de reais do exercício de opções.


 
As blue chips Petrobras e Vale, as mais importantes do mercado de opções, fecharam em alta. O exercício movimentou 850 milhões de reais em opções de compra e 1,32 bilhão de reais em opções de venda.


 
A China informou pela manhã que sua economia cresceu 7,5 por cento no segundo trimestre na taxa anualizada, em linha com as estimativas. Analistas de mercado temiam que o número fosse menor, após dados recentes terem mostrado forte queda nas exportações em junho.


 
"A confirmação das expectativas trouxe certo alívio para países relacionados com commodities, o que respinga da bolsa", avalia Silvio Campos Neto, economista da Tendências Consultoria.


 
Por aqui, as ações do setor de siderurgia, um dos maiores exportadores brasileiros para a China, subiram forte. Os papéis da Usiminas avançaram mais de 14 por cento, os da CSN tiveram valorização de 8,2 por cento.


 
A alta da Usiminas também refletiu a notícia de que o Credit Suisse elevou a indicação do papel de "underperform" (desempenho abaixo da média do mercado) para "outperform" (acima da média).


 
Outro fator externo positivo para a Bovespa foi a alta, embora modesta, das bolsas americanas, após o Citigroup ter divulgado resultados sólidos relativos ao segundo trimestre. O S&P 500 encerrou em alta de 0,14 por cento.



Em outra frente, as ações das empresas do grupo EBX subiram, após um jornal noticiar que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) adiou prazos, estendeu recursos e relaxou exigências em contratos de financiamento firmados com as companhias do bilionário Eike Batista..


 
Dos papéis que compõem o índice, apenas cinco encerraram o pregão no vermelho.


 
"Na falta de notícias ruins, o mercado tende a se recuperar. Mas o repique positivo ainda é muito pouco em relação às perdas acumuladas", afirmou o analista Aloisio Villeth Lemos, da Ágora Corretora.


 
No acumulado de 2013, o principal índice acionário brasileiro acumula queda de 23,3 por cento.


 
Para Campos Neto, da Tendências Consultoria, a alta desta segunda reflete um ajuste técnico após um período debilitado. "Mas não dá para dizer que seja algo firme, mesmo informações de fora tendo ajudado o índice, ainda há muita incerteza".




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/14824/visualizar/