Trens no Japão terão câmeras para combater ‘mão boba’
Uma operadora ferroviária japonesa vai instalar câmeras de circuito interno em seus trens para combater a “mão boba” de alguns passageiros, que tem provocado queixas de centenas de mulheres.
Em um projeto piloto entre a empresa, East Japan Railway, e a prefeitura de Saitama, na Grande Tóquio, as câmeras serão instaladas no teto e nos compartimentos de bagagem dos trens que fazem a linha Saikyo, conhecida por atrair aproveitadores.
Segundo um porta-voz da East Japan Railway, os passageiros serão avisados de que estão sendo vigiados eletronicamente.
Os aproveitadores que viajam no transporte público são personagens frequentes na cultura popular japonesa – tanto que merecem um nome só para eles: chikan.
Uma pesquisa indicou que quatro em cinco mulheres afirmam já ter sido molestadas nos transportes, o que levou algumas companhias a instalar vagões exclusivamente femininos.
Só em Tóquio, a polícia registra a cada ano cerca de 1,5 mil queixas de mulheres que se dizem molestadas sexualmente no transporte público.
No ano passado, mais de 6 mil pessoas foram presas sob suspeita de se aproveitar sexualmente de passageiras no transporte público ou tirar fotografias sem autorização.
Comentários