Opep revisa para cima previsão de demanda mundial de petróleo em 2010
A Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) revisou para cima a estimativa de demanda mundial de petróleo para 2010, que deve aumentar após dois anos de retrocesso devido à crise econômica.
"Depois de dois anos de forte baixa, a demanda mundial deve voltar a crescer em 2010, com uma alta de 800 mil barris diários, para 85,1 milhões", informou o cartel em relatório mensal publicado nesta terça-feira.
Em seu relatório anterior, publicado em novembro, a Opep previa uma alta de 0,9% em 2010.
A organização também confirmou a estimativa de uma queda de 1,6% na demanda mundial de petróleo neste ano, que se situará em 84,3 milhões de barris por dia.
Na semana passada, a IEA (Agência Internacional de Energia, na sigla em inglês) informou em seu relatório mensal que a demanda mundial por petróleo vai subir em 2010 quase 1,5 milhão de barris por dia, ou 1,7%, para 86,3 milhões de barris diários, e a taxa do crescimento da demanda também deve subir.
O relatório mensal mostrou que a agência elevou sua estimativa para o crescimento da demanda por petróleo para 2010 comparado com 2009 em 120 mil de barris por dia; segundo o documento, o aumento do consumo de combustível está sendo conduzido por países como Índia e China, e também pelos países industrializados ricos do Ocidente.
"A demanda por petróleo parece um pouco mais forte", disse o diretor da divisão de indústria e mercados de petróleo da IEA, David Fyfe. "Olhando para 2010, é um ajuste em uma direção de alta."
Estados Unidos
Também na semana passada, no entanto, a EIA (Administração de Informação de Energia, na sigla em inglês), ligada ao Departamento de Energia dos Estados Unidos, reduziu sua estimativa para a demanda global no ano que vem, destacando uma recuperação mais fraca de importantes consumidores.
A agência do governo norte-americano disse que a demanda global por petróleo no ano que vem ficará em torno de 85,22 milhões de barris diários --1,11 milhão abaixo do estimado pela IEA.
Comentários