Prefeito de Diamantino recebe prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar 2009
No último dia 09 de dezembro, o prefeito Juviano Lincoln recebeu o Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, que aconteceu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF), com a presença do presidente Lula, do vice-presidente José de Alencar e demais autoridades governamentais e empresários associados à Ação Fome Zero.
O Governo Federal afirma que o ano de 2009 será um marco na história da alimentação escolar brasileira. Em junho, o governo aprovou uma lei que estende o direito à alimentação escolar a todos os alunos que freqüentam as escolas públicas de ensino médio e a educação de jovens e adultos (EJA) bem como obriga prefeituras, Estados e o Distrito Federal a comprarem parte dos gêneros alimentícios da merenda diretamente da agricultura familiar.
"A alimentação escolar contribui para a segurança alimentar e nutricional da população e para o desenvolvimento social e econômico do município", disse o prefeito Juviano Lincoln.
Diamantino vem investindo na merenda escolar, proporcionando aos alunos uma alimentação de qualidade, reconhecida pela Ação Fome Zero em parceria com o Governo Federal por meio do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar.
O feito de Diamantino é grandioso já que foram inscritos na Ação Fome Zero 1.099 municípios de todo Brasil representado um aumento nas inscrições de 187% em relação aos anos anteriores.
O Prêmio Merenda é uma atividade de avaliação, seleção e divulgação de boas gestões públicas municipais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Seu objetivo é destacar os prefeitos que realizam gestões criativas e responsáveis do PNAE e disseminar estas boas práticas, para que sejam conhecidas e adotadas por outros gestores. É uma das ações do Projeto Gestão Eficiente da Merenda Escolar, cujo objetivo geral é contribuir para que os recursos públicos previstos no PNAE sejam efetivamente gastos em merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino.
Ao longo de todo esse processo, as prefeituras são avaliadas de acordo com quatro grandes indicadores: desempenho administrativo-financeiro, desenvolvimento local, eficiência nutricional e participação social. As ações realizadas para valorizar as merendeiras e oferecer-lhes boas condições de trabalho também são levadas em consideração. Por fim, uma comissão julgadora formada por especialistas e profissionais renomados define os premiados. Em 2009, 25 prefeituras de todas as cinco regiões brasileiras sagraram-se vencedoras.
Comentários