Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Dezembro de 2009 às 02:12

    Imprimir


O candidato da direita chilena, Sebastián Piñera, é o ganhador das eleições presidenciais realizadas neste domingo (13), com 44,03% de apoio, segundo a apuração oficial de 98,32% dos votos.

Piñera enfrentará no segundo turno o candidato governista, o ex-presidente Eduardo Frei, que obteve 29,62% dos votos, segundo os dados oficiais da terceira apuração, divulgados pelo subsecretário chileno de Interior, Patrício Rosende.

Em terceiro lugar está o candidato independente Marco Enríquez-Ominami, com 20,12% dos votos, seguido do esquerdista extraparlamentar, Jorge Arrate, com 6,21%.

Se for mantida esta tendência, Sebastián Piñera e Eduardo Frei se enfrentam em uma segunda rodada eleitoral, que será realizada no dia 17 de janeiro.

Os 98,32% dos votos apurados oficialmente correspondem a 4.249.658 eleitores que votaram em 20.595 mesas. Deles, 4.082.429 votos foram válidos.

Governo para os necessitados

Sebastián Piñera assegurou que será "o presidente de quem necessita um governo que lhes estenda a mão".

"Serei o presidente dos que estão sem trabalho, da classe média, dos doentes, dos adultos mais velhos e de quem precisa de um governo que lhes estenda a mão", destacou o candidato da Coalizão pela Mudança.

Piñera reconheceu a seus adversários Jorge Arrate (5,86%), da esquerda extraparlamentária "por sua vocação de serviço" e a Frei "por sua experiência".

Quando se deteve no candidato independente Marco Enriquez-Ominami (19,39%), o candidato da direita ressaltou que se identificava com sua vitalidade, com sua força e coragem com que enfrenta a vida.

O empresário da direita, afirmou que este domingo o povo do Chile "se distinguiu com um grande triunfo, com o triunfo da mudança, do futuro e da esperança".

Ao término de seu discurso, Piñera agradeceu a seus apoiadores pelo apoio maciço a sua eleição, e pediu ao governo que não haja intervenção eleitoral com recursos do Estado e que seja uma campanha limpa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148691/visualizar/