PF deflagra operação contra o tráfico e cumpre 74 mandados de prisão
A Operação Campos do Norte foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (11) para combater o tráfico de drogas e cumpre 74 mandados judiciais, sendo 15 prisões preventivas e 10 temporárias, 20 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens de 29 suspeitos. Esta já é a nona operação da Polícia Federal contra o tráfico somente este ano.
As diligências ocorrem simultaneamente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. De acordo com informações da assessoria da PF, a investigação teve início em junho de 2008, quando se suspeitou da remessa de droga em zona localizada ao norte do Estado de Mato Grosso por meio de aviões vindos da Bolívia.
Desde então, vários núcleos criminosos foram reconhecidos com o fim de realizar as atividades ilegais do grupo, facilitando a identificação de indivíduos que desempenham atividades de comando nos esquemas, ou seja, que dificilmente entram em contato direto com o entorpecente ou comparecem nos locais onde se realiza o transporte, depósito ou distribuição da droga.
No curso das investigações, foram aprendidos 840 kg de cocaína nas cidades de São Paulo (SP), Barra do Garças (MT) e Recife (PE) em três flagrantes diferentes.
O delegado responsável pelas investigações receberá a imprensa para detalhamento e balanço da operação às 15h na sede da Delegacia de Polícia Federal em Cáceres. O endereço é: Avenida Getúlio Vargas, nº 2.115, Bairro COC.
O nome
O nome da operação faz referência ao entorpecente vindo da Bolívia que era introduzido no país por meio de aviões que o arremessava na região Norte de Mato Grosso, nas imediações de Campos de Júlio, região topograficamente favorável a esses lançamentos.
Comentários