Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 11 de Dezembro de 2009 às 04:04
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


Mato Grosso negociou 99,5% do volume de milho ofertado no leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (10), exclusivo para o Estado. Foram vendidas 517,429 mil toneladas de um total de 520 mil toneladas do grão, em dois editais, um para a venda de 500 mil toneladas e outro para a comercialização de 20 mil t. O valor vendido chegou a R$ 33,133 milhões, porém o deságio foi alto, chegando a uma média de 40%, o que na avaliação do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, acabou prejudicando o agricultor.

Ele defende que como o Estado registrou uma superprodução de milho na safra 2008/2009 e teve dificuldade de vender ao longo do ano, o produto foi desvalorizado e o produtor aceitou vender abaixo do preço de mercado para garantir a venda. "O produtor estava ansioso para fechar as negociações e por isso o deságio foi grande", diz ao considerar que ainda resta uma quantidade significativa de milho estocado no Estado e que por isso, acredita que mais um leilão será realizado, ainda este ano, para ajudar no escoamento do produto.

Segundo dados da Aprosoja, com a realização desse leilão, o estoque de passagem de Mato Grosso (volume armazenado de uma safra para outra) é de cerca de 760 mil toneladas, e outros 2 milhões estão guardados nos armazéns e serão destinados ao consumo interno, principalmente na fabricação de ração animal.

O leilão realizado ontem foi dividido em regiões. O Norte ofertou e vendeu 275 mil toneladas. A Médio-Norte ofereceu 175 mil t e negociou 172,429 mil t, e a Sul comercializou as 50 mil t disponibilizadas. Esse volume foi ofertado no primeiro lote. No segundo, que somou 20 mil toneladas, toda a quantidade foi vendida. A Aprosoja já solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realização de mais um leilão para equalizar oferta e demanda no Estado. Agora falta aguardar a publicação dos avisos de leilões. Na safra 2008/2009, MT produziu cerca de 8 milhões de toneladas e solicitou apoio do governo para a comercialização.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148813/visualizar/