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Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 18:04
Por: Hemília Maia

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O governador em exercício, Silval Barbosa, visita na manhã desta sexta-feira (11.12) as obras de duplicação da rodovia estadual, MT-251, que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, cujo o trabalho teve início no final do mês de novembro. A duplicação total do trecho de 62,2 quilômetros deverá ser concluído até 2011. O primeiro dos quatro subtrechos a ser duplicado vai do entroncamento da MT-010 ao trevo da MT-351, na rotatória de acesso ao lago do Manso, num total de 17,2 quilômetros.

A saída do governador e comitiva para a visita está marcada para as 10 horas, do Palácio Paiaguás. Nos primeiros 3,2 quilômetros a duplicação será realizada pelo lado esquerdo da pista já existente, no sentido Trevo da Guia a Chapada, desse ponto em diante a duplicação acompanhará o lado direito. A pista dupla terá 21 metros de largura, com três faixas de tráfego, em cada mão, sendo uma para acostamento.

As rotatórias, já existentes, passarão por adequações, a do Trevo da Guia será ampliada, assim como a rotatória em frente à Associação do Ministério Público, que dá acesso ao Jardim Florianópolis, essa ganhará novo formato, passará de oval a circular. Para dar acesso ao Jardim Vitória pelas avenidas B e José Torquato, será construído um binário. Nos quilômetros 7 e 11, a rodovia contará com retornos e uma interseção em dois pontos do quilômetro 8.

No quilômetro 6, nas proximidades do lixão, será construída uma rotatória e outra no quilômetro 15, que dará acesso ao bairro Coxipó do Ouro. Já na rotatória do Manso, nessa primeira etapa a pista é que se adequará a rotatória.

O canteiro central da rodovia começa com dois metros de largura do tipo calçada de concreto e em seguida se transforma numa mureta de dois metros de altura no trecho onde a duplicação será construída em nível diferente. Segundo o engenheiro Nívio Melhorança, da Projetista Exímia, a diferença de nível foi definida para preservar os imóveis existentes do km 1,3 ao 3,2, para que a pista fique um pouco abaixo da soleira das edificações.

Do quilômetro 3,2 em diante, o canteiro passa a ser gramado com uma canaleta de concreto central para escoamento de água pluvial e a ter cinco metros de largura. A obra que custará ao Estado, através da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), R$ 17.400.992,20 e está sendo executada pela Cavalca Construções e Mineração teve o projeto executado pela Exímia.

Nívio Melhorança lembrou que a rodovia Emanuel Pinheiro, é uma estrada turística, com características diferentes de rodovias de escoamento de produção e entre as preocupações com a estrada está a segurança. Nívio ainda observou que para que a rodovia se torne mais segura a duplicação exigirá a redução da velocidade e o respeito às leis de trânsito.





Fonte: Assessoria/Sinfra-MT

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