Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 10 de Dezembro de 2009 às 08:36
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO) da Assembleia Legislativa convocou os secretários de Fazenda, Eder Moraes e de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf a prestarem esclarecimentos sobre a operação Mala Preta, que prendeu 29 pessoas suspeitas de fraudar o fisco estadual. O documento que convoca os secretários deve ser entregue a cada um dos secretários ainda hoje e eles devem comparecem à Casa na quarta-feira (16), às 14h.

A convocação foi solicitada pelo deputado Guilherme Maluf (PSDB), cujo pedido foi aceito pelo presidente da Comissão de Fiscalização, deputado José Domingos Fraga (DEM). "Precisamos entender o que aconteceu e termos conhecimento do real valor do rombo aos cofres públicos, nas operações envolvendo grãos que são transportados para fora do Estado com diferimento de alíquota, mas que na verdade ficam no mercado interno", diz o deputado ao completar que a AL aprovou lei que autoriza à Sefaz aquisição de tecnologia e outros aparatos para impedir a evasão de receita.

Já no que se refere à concessão de incentivos fiscais, Fraga afirma que será questionado à Sicme os critérios utilizados para autorizar os benefícios às empresas e o que pode ter acontecido para que empresas de laranjas tivessem acesso. "Queremos tirar dúvidas, pois sabemos que o Prodeic tem o objetivo de promover o desenvolvimento do Estado".

O secretário Pedro Nadaf diz que está aberto a qualquer esclarecimento. Diz ainda que já remeteu os documentos solicitados pela Delegacia Fazendária referente à quatro empresas. Eder Moraes diz ainda que se for convocado "comparecerá com prazer", pois a AL está fazendo o seu papel, que é de esclarecer à sociedade.

Mais um liberado - O cerealista Horácio Cardoso da Silva, de Sapezal, que se entregou à polícia na segunda-feira (7) foi liberado ontem pelos delegados fazendários. Ele se negou a prestar informações, alegando ter o direito de só falar em juízo. Ele também teve um pedido de habeas corpus deferido. O 30º mandado de prisão da Mala Preta, para Edmilson Rosa dos Santos ainda não foi cumprido.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/148900/visualizar/