Colônia de ribeirinhos ganha 1º telecentro de Mato Grosso
Segundo Jubé, o telecentro vai funcionar junto ao mercado do peixe que pertence à colônia e pretende oferecer cursos aos pescadores e familiares. Em breve ele pretende implantar também internet na colônia dos pescadores.
Os equipamentos foram entregues pelo superintendente da Pesca em Mato Grosso, Valter Santana, que informou que outras regiões do Estado também vão receber telecentros para informatização da comunidade ribeirinha. O município de Barra do Garças tem a maior colônia de pescadores de Mato Grosso com 950 associados em 21 municípios do interior e atende 6 municípios do estado de Goiás. “Nós estamos satisfeito com esse investimento do governo federal porque já era uma meta nossa fazer esse telecentro aqui no Araguaia” destacou Jubé.
O presidente da colônia Z-9 explicou que o programa de informatização dos pescadores e comunidades ribeirinhas denomina-se Maré. O telecentro está funcionando nos próximos dias para atender os associados. Junto as sede da colônia, os pescadores conseguiram montar um mercado do peixe com câmara fria para atender a região de Barra do Garças. Segundo Jubé, a organização dos pescadores fez com que diminuísse a participação de filiados da colônia praticando a pesca predatória no período Piracema já que neste período todos são assistidos com salário-desemprego até o mês de fevereiro.
Comentários