Repórter News - reporternews.com.br
Polícia Brasil
Terça - 08 de Dezembro de 2009 às 21:23
Por: Luciene Oliveira

    Imprimir


Quatorze pessoas investigadas na operação “Tribuna do Pó” foram indiciadas por crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Entre os que serão processados pela Justiça está a vereadora Regiane Rodrigues de Freitas, a única que vai responder por financiamento ao tráfico de drogas, além dos dois crimes. O inquérito policial de 2 mil páginas será encaminhado nesta terça-feira (08.12) ao Fórum do município de Colíder (650 km ao Norte), base da operação realizada no dia 15 de outubro deste ano. A pena cumulativa para os três crimes é de até 15 anos de prisão.

Os 13 presos na operação continuam na cadeia. Eles tiveram a prisão temporária (30) renovada e com o fechamento do inquérito policial, o delegado Sérgio Ribeiro Araújo, que preside as investigações, vai pedir a prisão preventiva dos 14 acusados. Um traficante boliviano continua foragido.

Conforme o delegado, a quadrilha abastecia de drogas, principalmente pasta-base, praticamente toda a Região Norte do Estado. “Era um grupo forte porque comprava drogas em Cáceres e vendia de Sorriso pra cá. Traficavam na região inteira”, disse.

Com relação a participação da parlamentar no esquema de tráfico de drogas, o delegado informa que ela, embora não estivesse à frente da quadrilha, dava apoio logístico e advogava para traficantes quando eram presos. “Ela usava o cargo e de sua influência para auxiliar a quadrilha. Tudo ficou comprovado”, afirmou.

De acordo com as investigações a vereadora emprestava carros, comprava passagens de ônibus para traficantes irem buscar a droga e ainda guardava o entorpecente em sua casa, depois repassava para outro traficante que por sua vez entregava para “varejistas”, responsáveis pela venda aos usuários e o abastecimento de pontos de distribuição.

As investigações começaram em março deste ano pela Delegacia da Polícia Civil de Colíder junto com a Gerência de Inteligência Policial (GIP), de Cuiabá, que monitoravam a ação de Rafaela Rodrigues dos Santos ,que teria assumido o lugar do esposo Ademilson Nascimento Carlos, após a prisão dele. No comando da quadrilha estava o traficante Francisvaldo da Silva Menezes, 29, preso no dia 17 de outubro, em Sorriso (420 km ao Norte), que recebia o entorpecente em na cidade e distribuía aos demais municípios.

O esquema era simples, porém bem estruturado. A droga era adquirida de um boliviano, em Cáceres, e trazida em carros de passeio e dentro de ônibus até Sorriso que distribuía para Colíder e Itaúba, também em veículos.

A vereadora Regiane Rodrigues de Freitas está presa no Corpo de Bombeiros, em Cuiabá. Os demais investigados cumprem a decisão da justiça na Cadeia Pública da região.





Fonte: Assessoria/PJC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149031/visualizar/