Governo de MT firma parceria com Embrapa de olho na capacitação continuada
O Governo de Mato Grosso criou na semana passada o Grupo Gestor da Ovinocaprinocultura, cujo compromisso é fortalecer de modo capacitado todas as estruturas do setor com o objetivo de alavancar o desenvolvimento da criação de caprinos e ovinos no Estado. Com isso, reestruturar a cadeia produtiva para que haja o crescimento da atividade. As reuniões técnicas aconteceram nos dias 3 e 4, na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
Participaram desse encontro, representantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus de Rondonópolis e Cuiabá; Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), campus de Cáceres e Pontes e Lacerda; Associações, Cooperativas e Núcleos de Ovinocultores; instituições financeiras; produtores; empresa âncora (Frigorífico Cordeiro Premiun); Sebrae; Empaer, MT Regional e Embrapa, além da Câmara Técnica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder).
Contudo, a parceria entre a Embrapa e o Estado de Mato Grosso está sendo proposta para a elaboração de um projeto com ênfase na capacitação continuada de técnicos multiplicadores. O papel da instituição é oferecer tecnologia com base nas potencialidades dos municípios mato-grossenses. Trata-se de um setor em amplo crescimento mediante a verticalização da cultura em todo Estado.
Os trabalhos a serem executados prevêem a criação das Unidades de Referências Técnicas (URTs), que serão instaladas em determinadas propriedades rurais estrategicamente situadas. Elas servirão de referências técnicas aos produtores das regiões abrangentes.
O repasse do conhecimento será de responsabilidade das instituições de Mato Grosso como Unemat e UFMT, além do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae, Senai, Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), entre outros. A proposta prevê a modernização dos frigoríficos buscando produtos finais competitivos junto aos mercados de carne.
De acordo com o pesquisador da Embrapa, Fernando Alvarenga Reis, os Consórcios Intermunicipais serão o alicerce no acompanhamento de todas as atividades do Grupo Gestor. “A proposta irá mapear toda a cadeia produtiva. Todas as ações estarão voltadas para as demandas que serão levantadas. A nossa ideia é de que o produto chegue aos consumidores com alto padrão de qualidade. Para isso é preciso mobilizar todo o Estado”, afirmou o pesquisador da Embrapa.
A ovinocultura e caprinocultura são atividades em expansão e vêm se tornando uma alternativa de investimento em diversas regiões de Mato Grosso. De acordo com o coordenador da cadeia produtiva do MT Regional, o zootecnista Paulo de Tarso, o Grupo Gestor irá conhecer e avaliar o panorama da cultura em Mato Grosso. “Este será o primeiro passo para profissionalizar a atividade e estruturar a cadeia produtiva de Mato Grosso. O nosso compromisso é propiciar qualificação continuada com mão-de-obra especializada”, destacou.
Ainda de acordo com Paulo de Tarso, a Embrapa nessa iniciativa será de fundamental importância no que se refere às novas tecnologias. Ele comentou que em breve será elaborado calendário com todas as ações de Governo para os próximos anos.
Durante as reuniões técnicas foi apresentada a situação da cadeia produtiva dos 15 Consórcios Intermunicipais, que compõe os 141 municípios mato-grossenses. As discussões vão subsidiar a elaboração de um documento orientador que vai reunir as principais limitações do setor no Estado e indicar os caminhos a serem seguidos pelas instituições governamentais e iniciativa privada na condução da atividade.
Comentários