Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 21:11

    Imprimir


Com a economia aquecida, Cuiabá produz mais de 785 toneladas de lixo da construção civil por dia. Grande parte desse volume acabam sendo jogados em terrenos baldios, espalhados pela cidade. Em alguns casos, muito dos descartes são feitos às margens dos rios Cuiabá e também no Coxipó. Os córregos que cortam a cidade também recebem parte desse material. Resultado: o lixo da construção civil é um dos grandes responsáveis pela degradação ambiental e também pela poluição da cidade.

A capacidade da produção de resíduos na construção, por outro lado, tende a aumentar ainda mais. A partir do ano que vem a cidade começará a receber mais investimentos privados por causa da Copa do Mundo de 2014. Além de empreendimentos imobiliários, a Capital deverá se transformar em verdadeiro canteiro de obras.

A destinação correta dos resíduos oriundos da construção civil é uma tarefa relativamente nova para as administrações públicas no país. A Prefeitura acredita que o problema deverá ser solucionado com a implantação do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos da Construção Civil da Prefeitura de Cuiabá. Esse plano prevê a implantação de 24 Ecopontos em várias regiões da cidade, que serão os locais para o descarte correto dos resíduos. O plano gestor foi discutido pela sociedade e aprovado pela Câmara de Vereadores de Cuiabá, e já está sendo implantado na capital.

“Todo o lixo da construção civil passará a ser jogado nesses ecopontos e não mais em terrenos baldios e beiras de rios. Uma ação que reflete diretamente na proteção ambiental de Cuiabá” - assinalou o diretor de serviços urbanos da Secretaria Municipal de Infra-estrutura (Seminfe), Leonardo Oliveira

O plano estabelece as formas de coleta e a responsabilidade de cada segmento ligado à construção civil. “Os pequenos geradores, com até um metro cúbico, poderão descartar em nossos ecopontos”, observou Leonardo Oliveira. O Executivo Municipal, também como parte do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos da Construção Civil, está viabilizando a construção da Usina de Reciclagem em Cuiabá, que fará a reutilização de todo o lixo da Capital.

“A partir de agora Cuiabá passa a reciclar todo o lixo que é produzido pela indústria da construção civil, que gera cerca de 800 toneladas por dia de resíduos. Vamos reaproveitar todo esse material na construção de casas populares, asfaltamento de ruas e rodovias, bancos de praça e muitas outras destinações. O que hoje é despejado de forma irregular em terrenos baldios e principalmente nas margens dos rios e córregos, vai ter o seu destino correto, garantindo proteção ao meio ambiente”, observou Santos.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149168/visualizar/