Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Dezembro de 2009 às 01:10
Por: Giovana Sanchez

    Imprimir


Com uma multidão gritando seu nome há pelo menos três horas, Evo Morales discursou na noite deste domingo (6) do palácio presidencial de La Paz como presidente reeleito da Bolívia.

Depois de pesquisas de boca de urna apontarem sua vitória com ao menos 61%, Morales agradeceu os eleitores de todos os departamentos do país e disse que ganhar novamente – e com maioria no Congresso – traz uma responsabilidade.

"Agora temos obrigação de cumprir nosso programa de governo. Ter ao menos dois terços do Congresso me obriga a acelerar o processo de mudança", disse ele em tom vencedor. Morales ainda agradeceu a todos que o apoiaram e convidou a oposição e "os movimentos cívicos" a se juntar a ele para trabalhar pela Bolívia.

Morales lembrou os presidentes de outros países latino-americanos que também empreenderam mudanças – sem citar nomes – e rechaçou "quem dizia que a classe média estava contra Evo". "Estão todos aí, vocês são a classe média."

As pesquisas de boca de urna também indicam que Morales conseguiu maioria no Congresso. De acordo com números divulgados pela mídia local, o presidente teria levado 25 dos 36 membros do Senado e 88 das 130 cadeiras da Câmara baixa. Ainda segundo dados preliminares e não oficiais, o MAS venceu nos departamentos de La Paz, Cochabamba, Potosí, Pando, Tarija e Chuquisaca.

Segundo a oficial Agência Boliviana de Informação, o principal candidato da oposição, Manfred Reyes Villa, justificou sua derrota acusando o Movimento ao Socialismo (MAS, partido de Morales) de 'perseguição política'. Segundo a contagem preliminar, o candidato do Plano Progresso para a Bolívia teve 23% dos votos.

Ainda segundo a agência oficial de informação, os referendos por autonomia foram respaldados nos departamentos de La Paz, Oruro, Potosí, Cochabamba e Chuquisaca, segundo números preliminares. de acordo com a nova Constituição, em abril do ano que vem uma eleição trará novos governadores.





Fonte: Do G1, em La Paz

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149282/visualizar/