Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 03 de Dezembro de 2009 às 15:06

    Imprimir


Começa hoje (03), às 19h, o II Seminário do Fórum Estadual Permanente de Diversidade Etnicorracial de Mato Grosso. O evento ocorre no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, até o dia 05 de dezembro. A promoção é do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) e o Fórum Estadual Permanente.

Durante o evento serão debatidas, dentre outras questões, as metodologias de monitoramento da implementação da Lei 10.639/03 no Estado. Ela estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas públicas e particulares. Para a secretária de Políticas Sociais do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) e integrante do Cepir, Maria Celma de Oliveira, o debate é urgente. "Atualmente, ela (Lei 10.639/03) é vista apenas como uma disciplina. A expectativa é que a aprovação do Plano Nacional para sua implementação faça com que as questões étnico-raciais sejam de responsabilidade de toda a educação".

A sindicalista ressaltou ainda a necessidade de ampliação do tema para outras disciplinas. "Infelizmente, as escolas têm sido espaços de disseminação de racismo e preconceito entre alunos, educadores e gestores. Essa realidade deve ser inversa". Para isso, a secretária do Sintep/MT acredita que a História e Cultura Afro-Brasileira não podem ser trabalhadas apenas por professores de História. "É preciso o engajamento de todos", frisou.

Devem participar do seminário cerca de 80 pessoas, entre representantes do Fórum, professores da disciplina das redes estadual e municipal e professores formadores dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais do Ensino Básico (Cefapros). Segundo a gerente de Diversidade da Seduc, Ângela Maria dos Santos, que também é coordenadora do Fórum, também deve estar presente na abertura do evento um representante da Secretária Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), da Presidência da República. O objetivo é divulgar o Plano Nacional para a implementação da Lei.

Ainda durante a abertura, haverá apresentação do Hino à Negritude e participação de sacerdotes e sacerdotisas de religiões de matriz africana.





Fonte: Pau e Prosa Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/149527/visualizar/