IBGE aponta envelhecimento e queda populacional no Brasil a partir de 2038
O Brasil terá uma queda populacional a partir de 2038, revela a pesquisa Tábua de Mortalidade, divulgada nesta terça-feira do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento também aponta o envelhecimento da população.
"Ocorrerá a diminuição do volume da população a partir de 2038 porque cada mulher terá, em média, 1,5 filho. Atualmente, a fecundidade já está abaixo do nível de reposição, ou seja, menos de dois filhos por mulher, e a a expectativa é que o número de mortes se iguale com o de nascimentos", afirmou Juarez de Castro Oliveira, gerente de Estudo e Análises de Dinâmica Demográfica do instituto.
De acordo com a pesquisa, o país terá um perfil demográfico parecido com o que ocorre na Europa, com o envelhecimento da população. Por volta de 2040, um quarto da população terá mais de 60 anos.
O levantamento mostra que, em 2030, a participação dos idosos será quase igual a de jovens. Em 2050, o grupo de crianças com idades entre 0 e 14 anos representará 13,15% dos brasileiros, enquanto a população idosa ultrapassará os 22,71%.
Em 1980, o grupo de crianças nessa faixa etária correspondia a 38,24% em 1980. Segundo a pesquisa, em 2009, elas representam 26,04%. "Estamos observando a aceleração do envelhecimento da população. Isso mostra que terá que ser feita toda uma política de adequação às mudanças, como o mobiliário urbano, que terá que ser repensado para atender a essa população", afirmou Oliveira.
Comentários