Organização de setores socioeconômicos alavanca com o governo políticas do Estado
As políticas públicas no Estado de Mato Grosso tiveram alavancagem a partir da organização de diversos setores econômicos e sociais. Ele citou a contribuição dos produtores de soja para a pavimentação de rodovias estaduais.
A constatação é do governador Blairo Maggi, ao comentar na posse da diretoria da Associação dos Produtores de Soja de e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), nesta segunda-feira à noite (30.11), a importância da organização de pessoas da sociedade, como no caso dos produtores. Segundo Maggi, não fosse "a e presença e determinação dos produtores, Mato Grosso estaria anos atrás".
Maggi estabeleceu uma comparação na qual diz que o governo tem se colocado à disposição de segmentos sociais para que governo e sociedade resolvam juntos os desafios do Estado, de forma conversada e debatida coletivamente. "Entendemos que as políticas têm que ser definidas pelos setores que conhecem sua própria realidade", analisa.
O governador informou que os dirigentes políticos reconhecem o impacto do setor agrícola para a economia de Mato Grosso. "Conheço a entidade Aprosoja desde o início, em seu embrião", relata. "A classe política de Mato Grosso, senadores, deputados, prefeitos e vereadores, todos nós entendemos a importância que o setor tem para o Estado de Mato Grosso", diz.
O presidente reeleito da Aprosoja para o biênio 2009/2011, Glauber Silveira da Silva, pontuou o impacto econômico que o produto tem no Estado, mas também o aspecto social. Para tanto, lançou oficialmente a projeto Agronegócio Solidário, no qual a associação, governo e parceiros farão a distribuição de leite de soja a 30 mil crianças e idosos em breve.
Em números, ele confimou o peso do produto na economia estadual. "A soja continuará a ser a principal fonte de proteína vegetal do planeta. Outras regiões do mundo têm sido estudadas para atender a demanda", comenta. "E Mato Grosso é estratégico, pela capacidade de se fazer duas safras e clima favorável. Representamos 30% da produção nacional e 8% da mundial com soja plantada em apenas 6% do território", descreveu.
Na safra 2008/2009, produtores de soja de Mato Grosso plantaram cerca de 18 milhões de toneladas de soja e 8,5 milhões de toneladas de milho.
Participaram da posse da diretoria da Aprosoja no Cenarium Rural, no Centro Político Administrativo, empresários do setor; parlamentares federais; o vice-governador Silval Barbosa; a primeira-dama e secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Terezinha Maggi; secretários estaduais Luiz Henrique Daldegan (Meio Ambiente), Arnaldo Alves Souza Neto (Planejamento e Coordenação Geral), Onofre Ribeiro (Adjunto de Comunicação Social), Neldo Egon (Desenvolvimento Rural) e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Rui Prado.
Comentários