Municípios apresentam práticas inovadoras na gestão do Bolsa Família
Em Lucas do Rio Verde, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Maria Sidinir Stechert, contou como foi a realização de um dia “D” de mobilização social do Bolsa Família. Essa ação possibilitou às 1.066 famílias beneficiárias do programa, que participaram da mobilização, esclarecer dúvidas e avaliar o cumprimento das condicionalidades, indispensável para garantir a continuidade no recebimento dos recursos.
“Tivemos cerca de 2.500 pessoas entre pais, mães e avós visitando os estandes montados pelas secretarias municipais e demais entidades parceiras, sanando suas dúvidas e recebendo atendimento. Na parte de saúde, por exemplo, potencializamos o acompanhamento das crianças, que foram pesadas e medidas”, relembrou Sidinir.
A secretária defende a realização dessas ações não apenas para estreitar a supervisão às famílias em situação de vulnerabilidade social, mas, principalmente, promover o acesso a alternativas que contribuam para estimular a geração de renda e a melhoria da qualidade de vida.
“Também houve espaço para divulgar os trabalhos dos alunos do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), como bordados em chinelos, fuxicos em bonecas, e das mulheres que participam das oficinas de corte e costura, pintura em tecido e crochê, no Centro de Referência da Mulher. Tudo isso despertou o interesse das famílias por ações complementares como os cursos de capacitação,“ avaliou.
Em Quatro Marcos, a experiência apresentada durante a capacitação foi uma iniciativa desenvolvida com agricultores familiares. O trabalho buscou promover a sustentatibilidade e ao mesmo tempo garantir a segurança alimentar à população local.
O projeto, que conta com a colaboração de associações de moradores, da Pastoral da Criança, e de agentes de saúde, vem beneficiando, diretamente, 62 famílias de pequenos agricultores, que têm assegurada uma renda de R$ 3.500 com a venda da sua produção. Mais de 5 mil pessoas são beneficiadas com os alimentos, incluindo as crianças do Peti. A ação é desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura de Quatro Marcos.
O secretário de agricultura e técnico agropecuário, Cladir Bainski, contabiliza os benefícios para as famílias dos pequenos produtores, que desenvolvem o empreendedorismo e o associativismo, e para a população, que experimenta uma mudança de hábitos.
“Estamos contribuindo para a transição do sistema de produção tradicional para o agroecológico, com a redução da contaminação dos recursos naturais, a diversificação da produção no município e a promoção da segurança alimentar dos moradores da nossa cidade”, afirmou Babinski.
A secretária de Assistência Social de Quatro Marcos, Josefa Torquato, explicou que uma vez por semana, hortaliças e verduras são entregues em cada comunidade ou entidade, que divide e distribui para as famílias. “A pastoral constatou um aumento de peso nas crianças por causa desses alimentos”, destacou a secretária.
A Capacitação Intersetorial do Bolsa Família durou dois dias. Participaram do treinamento mais de 500 gestores municipais e técnicos do programa nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação de 130 municípios.
Comentários