MT: Agrinho 2009 bate novo recorde
Mais de duas mil pessoas participaram, nesta sexta-feira (27), no Cenarium Rural em Cuiabá, da premiação do programa sócio-educativo "Agrinho 2009". A grande festa de encerramento reuniu alunos e professores do estado todo, que juntos contribuíram para abrilhantar ainda mais os resultados alcançados pelo Agrinho neste ano. Com o tema “Meio Ambiente” o programa, implantado em 2004 chega a sua 6ª edição com abrangência aos 141 municípios mato-grossenses e envolve 611 mil estudantes da educação infantil ao nono ano, de 2,4 mil escolas da rede pública de ensino, que contam com mais de 33 mil professores.
“Este programa é a maior ação de responsabilidade social aplicada no Mato Grosso e isso é uma demonstração clara de que o setor rural do estado não contribui apenas para recordes na produção de alimentos, mas também na construção da cidadania por meio da educação”, disse o presidente da entidade Normando Corral.
Mais de 600 mil alunos participaram do programa, o que resultou na elaboração de 1.540 projetos, a maior quantidade já inscrita em todas as edições. Avaliados pela banca julgadora, composta por aproximadamente 30 pessoas ligadas ao programa, foram premiados 30 projetos que concorreram nas categorias: Desenho (Infantil), Redação (1ª a 4ª Série), Redação (5ª a 8ª Série), Experiência Pedagógica, Escola Agrinho e Município Agrinho.
Para o deputado federal Homero Pereira, responsável pela implantação do programa ao estado, o Agrinho chegou a essa enorme representatividade por conta da confiança depositada pelo setor em incentivar a educação. “Hoje tratamos de assuntos importantes com as crianças e os jovens, como o meio ambiente, por exemplo, Essa oportunidade a nossa geração infelizmente não teve. É por isso que temos a convicção de que formaremos cidadãos melhores num futuro”, relatou o parlamentar revelando a boa notícia de que a premiação para a próxima edição que contará com um carro zero quilometro e uma viagem ao parque de diversões da Disney nos Estados Unidos.
O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, citou o Agrinho como o um dos exemplos de responsabilidade social do setor para com a sociedade e principalmente, com a conscientização das crianças que serão os futuros gestores do campo e da cidade.
O evento promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-AR/MT) contou ainda com a presença do secretário executivo do Senar Nacional, Omar Hennemann, representando a senadora Kátia Abreu, do superintendente do Senar-MT, Antônio carlos Carvalho de Sousa, dos diretores da Famato, Eduardo Alves Ferreira (tesoureiro) e Valdir Correa (secretário), prefeitos dos municípios participantes, inúmeros presidentes de sindicatos rurais, representantes do Governo do Estado e de empresas parceiras.
Os vencedores
Apresentações culturais e muitas atividades divertiram a garota desde a chegada ao local de manhazinha, até as 11 horas quando teve início o anúncio dos vencedores e a entrega dos prêmios. Uma motocicleta zero quilômetro, bicicletas, TVs, filmadoras, computadores, entre outros prêmios enchia os olhos dos classificados que aguardavam com expectativa os nomes dos vencedores. Além de alunos e professores foram premiados também escolas e municípios que se destacaram pelos trabalhos desenvolvidos.
Na categoria Município Agrinho o premio ficou com Lucas do Rio Verde, por ter sido o mais atuante durante o ano em relação ao programa.
Comentários