20,1 milhões deixaram de fumar no Brasil, diz IBGE
Pelo menos 20,1 milhões de pessoas (14,1%) de 15 anos ou mais de idade deixaram de fumar derivados do tabaco no país, mostra a Petab (Pesquisa Especial de Tabagismo) 2008, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgada nesta sexta-feira. Especialistas visitaram 51.011 domicílios e entrevistaram 39.847 pessoas, expandindo o resultado para representar o total populacional do país, hoje com cerca de 193,7 milhões de habitantes.
Dos 20,1 milhões de ex-fumantes, 17,2% deixaram o hábito diário e entre as mulheres, 11,2%. As regiões que registraram o maior número de pessoas que deixaram de fumar foram Sul e centro-Oeste, ambas com 15,2%.
Entre os que declararam ter fumado diariamente alguma vez qualquer produto de tabaco, 46,9% foram fumantes diários no passado. Em relação ao tempo que deixaram de fumar, pesquisadores observaram que a maioria dos ex-fumantes abandonaram o fumo há dez anos ou mais.
Pesquisa internacional
O IBGE informou que essa é a primeira pesquisa que traça um panorama detalhado e geográfico do uso de tabaco no país. O estudo seguiu o modelo da Gats (Global Adult Tobacco Survey), que está sendo realizada também em outros 13 países, pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.
A Tailândia foi o primeiro país a realizar o estudo e o Brasil é o segundo. Especialistas visitaram 51.011 domicílios brasileiros e entrevistaram 39.847 pessoas, expandindo o resultado para representar o total populacional do país, hoje com cerca de 193,7 milhões de habitantes.
Comentários