Vacinação contra aftosa termina dia 30 em Mato Grosso
Encerra na próxima segunda-feira (30) o prazo de vacinação de contra a febre aftosa. Nesta etapa todos os animais de mamando a caducando devem ser imunizados. A meta é alcançar 26 milhões de bovinos e quase 17 mil búfalos. Há treze anos Mato Grosso não registra focos da doença. O prazo para comunicar o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) é 10 de dezembro.
Até o momento o Indea não estimou qual o percentual de doses já aplicadas no Estado. Os números oficiais devem ser divulgados apenas ao término das comunicações. Segundo cálculos das entidades do setor, pecuaristas estão investindo em torno de R$ 31,4 milhões para realizar o procedimento.
Na etapa de maio da campanha, o índice de vacinação chegou a 99,72% dos animais com até dois anos. O foco foram bovinos e bubalinos de 0 a 24 meses. Eram 10.687.432 animais nessa faixa etária.
As regiões Sudeste, Noroeste e Médio-Norte concentram a maior parte das propriedades. Cerca de 90% da produção do Estado são de gado de corte, mas Mato Grosso também tem uma produção anual de 602,250 milhões de litros de leite. O Estado exporta para países da Comunidade Europeia, América do Norte, da Ásia, Oriente Médio, além da África do Sul.
Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa, que atinge os animais biungulados (casco fendido), bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervídeos, suídeos entre outros. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.
Comentários