Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 26 de Novembro de 2009 às 05:43
Por: Thâmara Carvalho

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Fomento, montou um estande no evento “Rondonópolis está na moda”, que acontece nos dias 24 e 25 de novembro. A Secretária de Promoção e Assistência Social e primeira dama, Neuma de Morais, explica que a administração municipal está oferecendo capacitação em costura industrial para as mulheres de Rondonópolis. O foco é qualificar as pessoas para suprir a grande demanda de empregos oferecidos pelas indústrias e atender o mercado externo e interno.

Neuma de Morais afirma que o município está avançando quando o assunto é costura industrial. “Temos grandes grupos têxteis instalados e novas indústrias estão prontas para se instalarem na cidade. Podemos ver produtos de qualidade e a expectativa é que com o aumento do número de visitantes ao evento, o investimento nas outras edições seja maior”, fala.

Ela afirma ainda que a prefeitura está trabalhando na qualificação de profissionais para abastecer o mercado local. “Estamos capacitando as pessoas para agregar valores junto ao município. Esperamos que em 2010 o número de expositores cresça para que haja uma alternativa maior de produtos comercializados”, conclui.

A Presidente do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Mato Grosso (Sinvest-MT), Cláudia Fagotti, comenta que já são mais de 35 empresas participando deste, que é uma das mais importantes feiras de negócios de Rondonópolis. “No inicio eram apenas dez empresas participantes. Nesta 7ª edição já temos o dobro deste número. A novidade para este ano é os dois dias de evento, visto que os visitantes reclamam o pouco tempo para visitar todos os estande e fazer suas compras”, disse.

Cláudia Fagotti comenta que o pólo têxtil da cidade está em crescimento. O que atrai consumidores e ajuda a fortalecer as empresas locais. “As indústrias de confecções atualmente geram 3.500 empregos diretos na cidade. Acredito que em dez anos o pólo têxtil já vai ter se solidificado em Rondonópolis”, completa.

A presidente do Sinvest comenta ainda que a população precisa conhecer os produtos locais e as empresas que atuam no município. “Temos muitos produtos bons, mas as pessoas ainda vão a outros Estados para fazerem suas compras. Precisamos valorizar nossa terra”, explica.

A Gerente do Departamento de Fomento, Lourdes Dall Molin, comenta que a administração está oferecendo a oportunidade de qualificação para doze mulheres que nunca tinham trabalhado fora. “É um resgate da auto-estima para muitas delas. Estamos dando a oportunidade para que possam ter uma renda a mais, além de qualificação para o mercado de trabalho. Até o momento já qualificamos mais de cem mulheres”, disse.

Ela fala ainda que a capacitação oferecida pela administração em parceria com o Instituto Mato-grossense do Algodão (Ima) proporcionou a criação de um grupo de mulheres que continuam recebendo apoio da prefeitura para as produções de peças. “As meninas que passam pela capacitação e desejam continuar produzindo, tem o apoio da administração para confeccionar peças e abastecer outros Estados”, afirma.

O Departamento de Fomento funciona no Centro de Geração de Emprego e Renda, localizado na Avenida Jacuí, no bairro Jardim Iguaçu.

Mais informações ligar no telefone 66 3422.9846, falar com Lourdes Dall Molin.





Fonte: Redação/Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário