Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 25 de Novembro de 2009 às 16:36
Por: Thiago Almeida/Taiene Pael

    Imprimir


Apenas neste final de semana quatro situações que necessitaram da intervenção das Polícias Militar e Civil foram resolvidas com a ajuda das câmeras de monitoramento eletrônico, instaladas há mais de um mês em pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande.

A primeira ocorrência aconteceu no bairro Dom Bosco. Um acidente de carro foi registrado pelo Ciosp, que acionou uma unidade do Samu para resgate de duas vítimas; O outro fato capturado pelas câmeras foi uma discussão entre taxistas na Praça Luís de Albuquerque, no Porto, foi solucionada rapidamente após a chegada de policiais militares; Uma briga, desta vez entre duas mulheres, no Doutor Fábio, também foi resolvida com a chegada da Polícia Militar, evitando um possível crime; e na região da Rodoviária, uma pessoa foi pega em flagrante com uma quantia considerável de entorpecente. Estes exemplos demonstram uma nova tecnologia a serviço da segurança pública, que tem gerado resultados positivos na região da grande Cuiabá.

O investimento do Governo do Estado de R$ 1 milhão em 72 novas câmeras de monitoramento, operadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Sejusp) já apresenta um saldo positivo na resolução de ocorrências em toda a região metropolitana.

Desde a instalação dos equipamentos, foram registradas pelas câmeras 18 ocorrências entre furtos, acidentes e outras naturezas. Esses registros foram gerados a partir da captação de imagens em tempo real das câmeras, sem qualquer chamado de emergência junto ao Ciosp. Em outros casos, as imagem são captadas após denúncias, ou utilizadas para investigações da Polícia Judiciária Civil.

São 16 câmeras na cidade de Várzea Grande e 56 em Cuiabá, que estão instaladas em locais de maior concentração de pessoas, como terminais de ônibus, região central e entroncamento das principais vias públicas das duas cidades. Os serviços de suporte ao monitoramento das câmeras funcionam no call center da segurança pública: o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). O monitoramento é feito por policiais civis e militares e guardas municipais, no caso de Várzea Grande.

Com a ampliação do videomonitoramento a meta é reduzir em até 40% os crimes de menor potencial na Grande Cuiabá, segundo o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), major BM Cesar Brum.

Em Cuiabá, além de avenidas de grande fluxo que cortam a cidade e fazem o entorno da capital, as câmeras também monitoram regiões como a Grande CPA, Pedra 90, Tijucal, Parque Cuiabá, Jardim Vitória, proximidades de terminais de transporte público e entroncamentos de vias.

Em Várzea Grande, tem cobertura da vigilância por câmeras vias como avenida da FEB, Couto Magalhães, centro comercial e bancário, bairros como Cristo Rei, e vias de acessos à cidade.

A próxima meta do governo é atingir a terceira maior cidade do Estado, Rondonópolis. O município deve ter a partir do próximo mês 26 câmeras, que serão distribuídas em pontos estratégicos da cidade.





Fonte: Assessoria/Sejusp - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150295/visualizar/