Repórter News - reporternews.com.br
Projeto irá alavancar produção de batata nativa na Bolívia
Capacitar agentes de extensão rural e produtores de batatas nativas na Bolívia no gerenciamento de seus empreendimentos produtivos e comerciais e assim contribuir para a sustentabilidade da cultura é o objetivo do projeto “Soberania”, aprovado no âmbito da plataforma do Agricultural Innovation Marketplace (MKTPlace). Este foi o único projeto aprovado no braço América Latina e Caribe da plataforma e é co-liderado pela Embrapa Estudos e Capacitação e pela Fundação para Promoção e Pesquisa de Produtos Andinos (Proinpa), da Bolívia.
De acordo com os líderes do projeto Paulo Melo da Embrapa e Julio Gabriel do Proinpa, nos Andes Bolivianos as batatas nativas são cultivadas principalmente por pequenos produtores, em diferentes sistemas de cultivo, associados aos conhecimentos indígenas. Nos últimos tempos, no entanto, estão ganhando importância entre os consumidores urbanos, que tendem a solicitar produtos orgânicos, com exigências cada vez maiores por qualidade e quantidade durante todo o ano.
O projeto terá duração de dois anos e contará com recursos na ordem de U$ 80 mil. Além da incorporação de tecnologia na produção bio-orgânica, sem desfigurar as raízes étnicas no processo, o projeto tem ainda um forte componente de preparação dos produtores para atuarem no mercado agrícola.
MKTPlace- O Agricultural Innovation Marketplace é uma iniciativa internacional apoiada por diferentes parceiros com o objetivo de beneficiar pequenos produtores, permitindo o desenvolvimento de projetos colaborativos através de parcerias que envolvem especialistas e instituições brasileiras e contrapartes na África e na América Latina e Caribe. Além deste projeto, outros seis, voltados para o continente africano, foram selecionados na chamada 2013, por meio de edital competitivo. Ao todo são 36 projetos financiados na África, em 11 países daquele continente, e seis na América Latina e Caribe, envolvendo mais de 20 centros de pesquisa da Embrapa.
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/15048/visualizar/
Comentários