Lula critica "show de pirotecnia" em operações da Polícia Federal
"Não pode é uma instituição como a Polícia Federal estar a serviço desse ou daquele partido político porque está no governo ou porque é filiado a esse partido político", disse ele ao assinar mensagem de encaminhamento da Lei Orgânica da PF ao Congresso Nacional.
"Hoje, com todas essas denúncias de corrupção, a sociedade não percebe que o grande número de investigações que acontecem é porque a polícia voltou a exercer o seu papel de investigação, porque não existe, por parte do presidente da República, do ministro da Justiça, do diretor da Polícia Federal, proibição para que as coisas sejam investigadas corretamente", reiterou.
Lula destacou a importância de dar aos investigados a segurança de neutralidade nas apurações. "É preciso que a pessoa saiba que ela foi investigada da forma mais neutra possível e que não houve nenhuma mãozinha por trás fazendo com que determinada pessoa tivesse que ser punida por interesses políticos de A, de B ou de C."
Ao falar do show de pirotecnia em torno das investigações, Lula citou a imprensa. "Tentamos evitar o show de pirotecnia, que, muitas vezes, a investigação nem começava e a pessoa já estava condenada pelos meios de comunicação. Na verdade, o bom trabalho é aquele que você faz, apresenta o resultado, seja para inocentar ou para culpar."
O presidente elogiou o trabalho do diretor da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, à frente da instituição e disse que com a Lei Orgânica, a PF terá mais poder, o que representa também mais responsabilidade.
"Quanto mais poder, mais responsabilidade. É para isso que eu acho importante a gente dar poder, porque todas as vezes que uma instituição tem muito poder e ela age com menos responsabilidade, aquilo que poderia parecer um ganho termina sendo um prejuízo, porque as pessoas se auto intitulam acima do mal e do bem e acham que podem fazer tudo."
Comentários