Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 13:37

    Imprimir


O prefeito Júlio César Ladeia recebeu em seu gabinete na manhã desta segunda-feira (16) os representantes do Governo do Japão Shisuke Yazaki e Hirotaka Negishi. A reunião contou com a presença do vereador Genilson Kezomae e do secretário municipal de Meio Ambiente Luis Alberto Pereira, além de secretários municipais, vereadores e dos representantes da empresa Mundus Cargo Soluções Ambientais Matheus Alves de Brito e Felipe Bittencourt.

Ao prefeito foi apresentado ao Projeto Reduções de Emissões por Desmatamento e Degradação – REDD, que está sendo realizado pela Associação Indígena Halitinã com recursos do governo japonês para a realização de estudos. Júlio César elogiou a iniciativa da associação indígena, agradeceu ao Governo do Japão pelos investimentos no estudo e pediu que os benefícios do programa ultrapassem as fronteiras das terras indígenas.

“O território de Tangará da Serra reserva 52% de sua área total para a preservação ambiental, com as terras dos nossos irmãos indígenas”, afirmou Ladeia que também citou o programa de revigoramento da produção de poaia– projeto que interessa diretamente os japoneses, uma vez que o país é o maior importador mundial da Emetina, um dos dois princípios ativos da planta, utilizado na produção de medicamentos.

“Os japoneses se mostraram muito receptivos a este assunto e tem todas as condições de tratarem deste assunto diretamente com o governo japonês. Talvez possa surgir uma nova de parceria, agora com a prefeitura e os produtores de Tangará da Serra”, disse Brito.

Redd

“Na primeira fase do projeto elaboramos o projeto e fizemos busca dos recursos para a elaboração do relatório. Foi quando recebemos o incentivo do Governo Japonês”, explica Matheus Brito. O levantamento é a segunda fase do projeto e está em andamento.

A previsão é de que o relatório seja entregue em março, apontando a viabilidade do projeto, quantidade de crédito de carbono que será gerada, plano de monitoramento e benefícios. A partir do relatório o projeto entrará na terceira fase que é de execução, prevista para iniciar ainda em 2010.





Fonte: AMM/Assessoria da Prefeitura

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150695/visualizar/