Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 17 de Novembro de 2009 às 03:02

    Imprimir


Maioria dos postos de trabalho foi criada para trainees, recém-formados e consultores. Professores universitários, por sua vez, ocupam mais vagas decorrentes a demissões voluntárias

A pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, realizada pela Catho Online entre os meses de março e abril deste ano, traz uma informação positiva para quem busca um emprego: 36,7% das contratações são para preencher um novo cargo criado. Analisando os níveis hierárquicos separadamente, os consultores que atuam em empresas de consultoria são os profissionais mais contratados em razão da criação de novas vagas (52,2%), seguidos pelos trainees e recém-formados (45,3%). Já o cargo de vice-presidente registra o menor índice de criação de novos postos de trabalho (7,1%).

Entretanto, preencher uma vaga deixada por algum executivo que saiu voluntariamente ou foi demitido é, ainda, o maior percentual (47%). Segundo a pesquisa, 22,4% das vagas são preenchidas para substituir um profissional que foi ou seria demitido e 24,6% para ocupar o cargo de alguém que pediu demissão.

Os dados de histórico da pesquisa indicam uma redução de aproximadamente 2,0% na substituição de executivos demitidos, e, aparentemente, uma redução grande de novos cargos criados (aproximadamente 13,0%). Porém, ao analisar a categoria “outros”, notou-se que a grande maioria dos respondentes que optou por ela utilizou justificativas condizentes com a criação de um novo cargo.

“Preencher um novo cargo criado é, ainda, a principal razão da contratação, o que significa que novas oportunidades sempre surgem no mercado. Além disso, o número grande de contratações em decorrência da demissão de um funcionário indica que os profissionais estão se recolocando no mercado e, com isso, mais vagas são abertas para quem está desempregado ou querendo mudar de emprego”, explica Adriano Meirinho, Diretor de marketing da Catho Online.

Sobre a Pesquisa

A pesquisa sobre Contratação, Demissão e Carreira dos Executivos Brasileiros foi realizada entre os meses de março e abril deste ano. A análise contou com a opinião de 16.207 participantes, que responderam a um formulário online com 299 perguntas, questionando sobre estas três dimensões da vida do profissional. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que trabalham em empresas privadas e que possuem mais de 18 anos de idade.

Esta pesquisa é realizada pela Catho Online desde 1988.

Sobre a Catho Online

Com o slogan "Seu sucesso é o nosso negócio", a Catho Online é líder no mercado em seu segmento, sendo o maior classificados online de currículos e empregos da América do Sul e um dos 15 maiores do mundo. O objetivo principal da empresa é facilitar as contratações, sendo responsável por intermediar o contato de quem busca novas oportunidades com as empresas que possuem vagas disponíveis. Para tornar esse processo rápido e eficiente, a Catho Online oferece também uma série de ferramentas, tanto para os candidatos quanto para os recrutadores.

São mais de 7 mil contratações todo mês realizadas por meio do site que hoje conta com mais de 180 mil anúncios de vagas. Atualmente, a Catho Online conta com 580 colaboradores diretos, e oferece produtos direcionados aos profissionais e às empresas, como Serviços de Apoio à Carreira (Análise e Elaboração de Currículo, Treinamento de Entrevista, Consultor Virtual, etc.), Cursos Online e Presenciais, Conferências, Testes Online, Pesquisa Salarial, Pesquisa Organizacional, entre outros.

A Catho Online também possui 22 escritórios franqueados pelo Brasil. Esses escritórios prestam serviços de headhunting (recrutamento e seleção), de outplacement (assessoria na recolocação de executivos), e de BPO (terceirização de processos de RH), além de oferecerem serviços da Catho Online para pessoa jurídica.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Catho Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150742/visualizar/