Carro-bomba mata ao menos seis em mercado no Iraque
Um carro-bomba explodiu em um mercado lotado do norte de Kirkuk nesta segunda-feira, matando ao menos seis pessoas e ferindo outras seis, afirmaram fontes da polícia e dos hospitais locais.
"Muitos carros foram incendiados e muitas lojas foram gravemente danificadas graças à forte explosão", disse p major general Torhan Abdul-Rahman, vice-chefe de polícia da cidade.
A violência agravada pela invasão americana em 2003 caiu muito nos últimos 18 meses, embora os ataques terroristas ainda sejam comuns em áreas mais tensas como a cidade de Kirkuk, a cidade de Mossul e na capital Bagdá.
Kirkuk é um dos pontos de grande tensão entre o atual governo iraquiano liderado pelos árabes e a minoria curda onde os americanos temem um novo confronto armado.
Os curdos veem a cidade e a Província, que fica em uma dos campos de petróleo do país, como sua casa histórica e querem proclamar a semiautonomia da região. A população árabe e turca rejeita esta opção.
Discordâncias sobre os curdos seguraram no Parlamento a aprovação de uma lei necessária para a realização de eleições previstas para janeiro próximo. A lei eleitoral foi aprovada na semana passada em uma sessão conturbada.
Comentários