Desafio do Brasil agora é administrar o sucesso, diz Meirelles
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira que, passada a crise no Brasil, "o desafio agora é administrar o sucesso". Em evento organizado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ele ressaltou que mais importante do que ter saído fortalecido da crise são as conclusões tiradas da turbulência.
Durante a palestra, Meirelles ressaltou os bons indicadores econômicos do país mesmo afetado pela crise, como a alta do crédito e da massa salarial, as reservas em nível recorde e a redução do desemprego.
Além disso, o presidente do BC voltou a afirmar que a situação fiscal do país é boa. "O Brasil pôde sair da crise com custo fiscal menor do que o os outros países", disse. "Pudemos realizar ações anticíclicas porque não tínhamos problemas no balanço de pagamentos."
Ele comentou ainda o deficit orçamentário dos Estados Unidos, e ressaltou que o país não pode entrar em um processo de endividamento sem limites.
Meirelles ressaltou que, com a economia estabilizada, o desafio do país agora é pensar no longo prazo. "Vocês estão aqui no momento certo", disse aos jovens da plateia do evento. "Existem muitos desafios ainda, mas o fato de hoje o país estar estabilizado faz com que posssamos discutir o futuro."
Comentários