Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 16 de Novembro de 2009 às 10:19

    Imprimir


Uma pesquisa realizado pelo Centro de Referência em Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão ligado a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, aponta que 40% dos jovens em tratamento contra dependência química atendidos pelo órgão iniciaram o uso de drogas entre os 7 e os 11 anos de idade. O estudo foi realizado entre 2007 e 2009 com 112 jovens, de 12 a 18 anos.

A pesquisa mostra que, do total de entrevistados, 57% afirmaram ter sido o tabaco a primeira droga a ser consumida. Ainda segundo o levantamento, a maconha aparece em segundo lugar na escolha dos adolescentes com 51%, em seguida o álcool, com 38%, os inalantes, com 18%, a cocaína, com 17% e, por último, o crack, com 10%.

Dos 112 jovens ouvidos pelo estudo, 2% possuem apenas 7 anos, 4% têm 8 anos, 9% estão com 10 anos, e 15% têm 11 anos. Pelo menos 33% dos jovens usuários com 11 anos disseram estar fora da escola. A pesquisa revela ainda que 91% dos estudantes do último ano do Ensino Médio apresentaram defasagem escolar.

Segundo o psicólogo Wagner Abril Souto, autor da pesquisa, o primeiro contato com as drogas geralmente acontece dentro da própria casa do menor, por meio de familiares ou amigos próximos.

"O estudo revela uma tendência dos jovens a optarem primeiramente pelas drogas consideradas lícitas, fato explicado pela maior facilidade de acesso. Normalmente, o primeiro contato acaba ocorrendo dentro da própria casa, por meio de familiares ou amigos próximos. Muitas vezes, os jovens em recuperação têm outras pessoas da família também em tratamento de combate à dependência", disse.

De acordo com Souto, quanto mais cedo os jovens passam a consumir drogas, maiores são as chances deles adquirirem dependência química. "A falta de interesse na escola, absenteísmo e comportamentos disfuncionais, como agressividade e isolamento, são inerentes ao envolvimento com essas substâncias", afirmou.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/150821/visualizar/