Uma "câmera" feita com um latão de lixo, cortina de banheiro e lente de óculos é a última criação do fotógrafo Justin Quinnell, considerado um mestre da fotografia pinhole - método quase artesanal de registro de imagens, que faz uso de materiais simples dando origem a uma "câmera escura". A fotografia é gerada sem o uso de lentes, geralmente apenas com um buraco de agulha (pin-hole), que dá origem ao nome da técnica.
Seu projeto mais recente, chamado de I-Scura, é diferente de qualquer outro já produzido por Quinnell, e não se destina a criar fotografias, mas apenas simular uma "câmera escura", método primitivo para se obter fotografias.
Segundo esquema exposto em seu site, são necessários um cesto de lavanderia, ou um latão de lixo com tampa, uma cortina de banheiro transparente, e uma lente de óculos de leitura, vendido em farmácia.
Depois de montado o equipamento em formato de olho, a pessoa que está dentro da "câmera" enxerga uma versão invertida do mundo na sua frente, projetada na cortina de banheiro. Segundo o criador a ideia "pode parecer simples, mas o desafio é olhar o mundo de cabeça para baixo e tentar segurar o enorme cesto de roupa em sua cabeça".
Comentários