Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 12 de Novembro de 2009 às 21:14

    Imprimir


Aprosoja tem defendido a realização de mais leilões e a remoção do milho comercializado nas ofertas públicas

O governador Blairo Maggi esteve nesta quinta-feira (12.11) em audiência com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Reinhold Stephanes para solicitar intervenção do governo federal para a retirada de milho de Mato Grosso. Maggi reiterou os pedidos que já vem sendo feitos pela Aprosoja/MT e Famato. Diretores das entidades e parlamentares mato-grossenses participaram da reunião.

Diante dos números, Stephanes se comprometeu a empenhar esforços para buscar recursos junto ao Tesouro e o governador também conversará com as pastas econômicas do governo federal para obter mais aportes para o apoio à comercialização e para retirada do milho de Mato Grosso. “Mato Grosso reconhece a efetivação dos mecanismos de ajuda, o que foi feito este ano, mas não podemos deixar para trás aqueles que ainda estão com quantidade considerável para vender”, ponderou o governador.

Stephanes garantiu a disponibilidade de recursos para pagar o volume de milho que já está protocolado na Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) via Aquisição do Governo Federal (AGF). São 150 mil toneladas que totalizam R$ 32 milhões. A demanda para a retirada de milho é de 500 mil toneladas, sendo consideradas que 300 mil/t tem que ser retiradas com urgência do estado.

“Aproveitamos para reiterar a necessidade de ser realizado pelo menos mais um leilão para poder reduzir o estoque final da safra 08/09 de milho. Estamos com 1,42 milhão/t e, no mínimo, precisamos encerrar esta safra com o mesmo estoque final da safra anterior, de 900 mil toneladas”, explica o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira da Silva.

Glauber lembra que é urgente a remoção do milho comercializado nas ofertas públicas, além da realização de mais leilões para ‘desafogar’ os armazéns para recebimento da safra de soja, que este ano teve um aumento no plantio da variedade precoce e, por conseqüência, será colhida mais cedo.





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151035/visualizar/