Assentados pedem apoio para reinício de obras do Luz para Todos
Pelo menos 192, das 205 famílias que vivem no assentamento Alto Celeste, no município de Vera (80 quilômetros de Sinop) esperam há quase dois anos a continuidade de implantação do programa Luz para Todos. Em 2007, o projeto, desenvolvido pelo governo federal, começou a ser implantado e apenas 13 famílias foram beneficiadas. Após uma denúncia de irregularidade no assentamento, a implantação do programa teve que ser interrompida e até hoje não foi retomada. A falta de luz elétrica tem prejudicando o desenvolvimento de projetos que beneficiam os pequenos produtores, como o da produção de leite. Segundo o presidente do assentamento, Donizete Braz da Silva, 70% das famílias produzem diariamente mil litros de leite, quantidade que pode dobrar com a implantação da luz elétrica.
De acordo com o presidente, um laticínio está sendo implantado no município e os contatos para uma parceria para fornecimento do leite já estão em fase adiantada. “Como a gente está começando, a gente não consegue fazer (produzir) em grandes quantidades, pois dependeríamos do resfriador para eles (laticínio) virem de dois em dois, ou três em três dias, e nesse intervalo a gente iria colocando no resfriador para quando eles virem buscar já tem uma quantidade que compensa o transporte”, detalhou. “O resfriador depende da energia”, disse referindo-se a necessidade da energia elétrica para instalação do projeto.
O apoio do deputado Dilceu Dal’Bosco para tentar reverter a situação tem sido fundamental para as famílias. Conforme Dilceu, o assunto deverá ser discutido com representantes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Eletronorte, Rede Cemat e lideranças do município, para juntos buscar uma solução para o problema e as obras de instalação de energia elétrica sejam retomadas. “Acredito que estejamos próximos em achar uma solução. Se conseguirmos reunir todos, acredito que vamos ter um alternativa para que esse povo seja atendido com esse benefício da energia elétrica”, disse.
No domingo (8), o parlamentar visitou o assentamento onde participou de um almoço promovido pela igreja católica para colocação de bancos e piso na igreja instalada no assentamento.
Comentários