Governo de Mato Grosso vai ampliar acesso gratuito à internet
O Governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setecs), vai ampliar o Programa Mato Grosso Ação Digital, cujo objetivo é promover a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos pela inclusão digital.
Para tanto, a titular da Setecs, Terezinha Maggi, em visita à Secretaria de Fazenda (Sefaz), solicitou ao chefe do Fisco estadual, Eder Moraes, mais recursos para aumentar o número de unidades dotadas de computadores que possibilitem o acesso gratuito à internet e a todas as demais ferramentas de informática.
A ideia é ampliar para cerca de 16 o número de telecentros instalados nas bases comunitárias. Atualmente, o Governo do Estado está presente com a internet grátis em 92 municípios, com um total de 112 unidades para atendimento ao público em geral, nas mais diversas necessidades da população tais como: trabalhos escolares, pesquisas, acesso ao conhecimento.
“Agora, estamos prestes a inaugurar mais duas novas unidades: uma em Rondonópolis e outra em Cuiabá, com foco exclusivo no atendimento a desempregados para realização de pesquisas e conhecimento de oportunidades", asseverou Terezinha Maggi.
O projeto já contabiliza aproximadamente 2 milhões de atendimentos, desde 2003, quando foi implantado. Além dos computadores, os telecentros têm monitores que auxiliam os usuários. “O Governo Blairo Maggi investe e socializa a informação de forma gratuita a 92 municípios de Mato Grosso, oportunizando à população carente o acesso ao conhecimento”, reforçou o secretário de Fazenda, Eder Moraes.
Em Cuiabá, o Mato Grosso Ação Digital possui unidades instaladas nos seguintes locais: Ganha Tempo, Palácio da Instrução, AACC, Hospital do Câncer, UCAMB (União Cuiabana de Associação de Moradores de Bairro) e nas bases comunitárias da Lixeira, Pedregal, Boa Esperança e Pedra 90. Em Várzea Grande o programa funciona no bairro Água Vermelha, na fábrica de refrigerantes Marajá (bairro Ouro Branco) e na base comunitária do Cristo Rei.
Para obter outras informações sobre o programa, os telefones da coordenação digital da Setecs são: (65) 3613 5732 e 3613 5705.
Comentários