Palmeiras arranca empate, rebaixa Sport e volta à liderança
Agora em situações opostas na tabela, a equipe paulista confirma o ano de sucessos contra o adversário depois de sofrer nos duelos realizados em 2008. Sem vencer como visitante neste Campeonato Brasileiro, o lanterna Sport tem como último triunfo longe da Ilha do Retiro justamente um 3 a 0 no mesmo Palestra Itália, em 28 de setembro do ano passado, mas de lá para cá colecionou 16 derrotas e sete empates fora de Recife, desempenho que custou a permanência na elite do futebol nacional.
Com o interino Levi Gomes no comando, após a demissão de Péricles Chamusca, o time pernambucano esteve próximo de encerrar um jejum de quatro jogos sem vitórias e ganhar sobrevida na primeira divisão. Agora com 31 pontos, já não tem mais chances de deixar outros quatro concorrentes para trás e escapar da degola. Enquanto isso, na outra ponta da tabela, o Palmeiras retoma o primeiro posto com 59 pontos, mesmo número do São Paulo, mas superior no saldo de gols (14 a 12). Porém, um empate do time tricolor diante do Vitória pode devolver a posição antes do início da rodada, além de também ser ultrapassado por Flamengo e Atlético-MG e cair para quarto.
O histórico de rivalidade entre as equipes esquentou na temporada passada, quando o time de Recife eliminou o adversário das oitavas de final da Copa do Brasil com sonoros 4 a 1 na campanha do título inédito. Já neste ano, após fazer a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, foi eliminado pelo mesmo Palmeiras, graças a três defesas de Marcos nas decisões por pênaltis. Ao todo, no torneio continental, foram duas vitórias alviverdes, uma pernambucana e um empate, além de outro triunfo paulista no primeiro turno do Brasileiro.
O bom público que compareceu ao Palestra Itália nesta noite teve pouco tempo de esperanças e se frustrou com o ótimo primeiro tempo dos rivais, que teve início logo aos 11min de jogo. Em rápida troca de passes pelo lado esquerdo com Adriano Pimenta, Dutra foi ao fundo e cruzou para conclusão precisa de Arce. E apenas cinco minutos depois, outro ex-corintiano, o atacante Wilson aproveitou lançamento feito do lado esquerdo, invadiu a área e tocou com categoria na saída de Marcos para aplicar novo susto nos fãs alviverdes.
No entanto, a reação do Palmeiras veio no segundo tempo e junto com ela uma polêmica que indignou os pernambucanos. Aos 26min, quatro minutos depois da expulsão de Durval, Ortigoza recebeu da entrada da área e rolou para Deyvid Sacconi chutar forte e romper a retranca de Magrão, dando início a grande pressão dos mandantes. Já aos 39min, depois de levantamento de Armero, Danilo dominou em posição legal, teve tempo de girar e tocar para as redes, enquanto os adversários reclamavam de terem ouvido um apito.
Palmeiras 2 x 2 Sport
Gols
Palmeiras: Arce, aos 11min, e Wilson, aos 15min do 1º tempo
Sport: Deyvid Sacconi, aos 27min, e Danilo, aos 39min do 2º tempo
Esquema Tático do Palmeiras
4-4-2
Marcos; Figueroa, Maurício, Danilo e Armero; Edmilson (Marquinhos), Sandro Silva (Pierre), Souza (Deyvid Sacconi) e Diego Souza; Ortigoza e Obina; técnico: Muricy Ramalho
Esquema Tático do Sport
3-5-2
Magrão; Igor, César e Durval; Élder Granja, Zé Antônio (Freire), Moacir, Adriano Pimenta e Dutra; Wilson (Madson) e Arce (Isael); Técnico: Levi Gomes
Cartões Amarelos
Palmeiras: Piere e Souza
Sport: Durval, Zé Antônio, Wilson e Moacir
Cartões Vermelhos
Sport: Durval
Árbitro
Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público
17.133 pagantes
Renda
R$ 714.886,24
Local
Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Comentários