Rede municipal de ensino de Jangada aprova paralisação
A partir da próxima segunda-feira (16), as escolas da rede municipal de Jangada, a 82 km de Cuiabá, estarão em greve. A paralisação será acompanhada de ato público, a partir das 8h, na avenida principal do município. A decisão foi deliberada durante assembleia geral da categoria, na manhã de ontem (09). O estado de greve foi decretado no mês de agosto deste ano.
Os profissionais da educação reivindicam melhorias nas estruturas física e pedagógica das escolas; implementação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) de R$ 950,00; estruturação do Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS); concessão de licenças-prêmios; dentre outros pontos. “Nosso plano de carreiras foi elaborado em 2008, mas muitos profissionais não estão contemplados nele”, denunciou a vice-presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Cidirlene Alexandra Cunha.
A greve teve adesão de 100% das escolas. “Não obtivemos sequer propostas do Poder Público. Durante as reuniões de negociação, o posicionamento do prefeito (Valdecir Kemer) é de que não tem condições de analisar as reivindicações este ano”, protestou.
A sindicalista informou ainda que o município não paga os 2/3 do PSPN, determinados pela Lei 11.738/08. “Infelizmente, não há avanço nas negociações”, concluiu.
Comentários