Obama estaria planejando mandar 40 mil soldados para Afeganistão, diz TV
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, estaria planejando enviar cerca de 40 mil soldados mais ao Afeganistão, se aproximando do número pedido pelo general Stanley McChrystal, responsável militar nesse país, segundo a rede americana CBS.
Obama estaria perto de tomar uma decisão sobre a nova estratégia a seguir no país centro-asiático, mas só deve anunciá-la depois de manter mais reuniões com seus assessores e responsáveis militares sobre este crítico assunto.
O líder estaria pretendendo, no entanto, conceder a McChrystal quase todas as tropas adicionais que havia pedido há já quase três meses e, segundo as fontes "informadas" que cita hoje a CBS, estaria decidido a mandar quatro unidades de combate e "milhares" de soldados mais de apoio ao Afeganistão.
De acordo com CBS, as primeiras tropas de combate chegariam no começo do ano ao Afeganistão, enquanto todo o aumento seria completo no final de 2010.
Nestes momentos há 68 mil soldados americanos no Afeganistão. Com o plano do presidente Obama, o número aumentaria para cerca de 100 mil no total.
O mais provável é que o anúncio sobre o aumento das tropas se produza depois da viagem que fará o líder à China.
Comentários