Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 10 de Novembro de 2009 às 04:36

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta segunda-feira, em São Paulo, que somente venceu as eleições em 2002 e em 2006 porque tinha como candidato a vice José Alencar. Em discurso durante homenagem ao vice, Lula disse que os sete anos de convivência poderiam ser mais, descartou a possibilidade de um terceiro mandato ao lado de Alencar, mas deixou em aberto a possibilidade de voltar em 2014.

"Nós dois até que aguentaríamos mais uns cinco anos de batalha, mas como democrata estamos quietinho, vamos esperar o jogo ser jogado", disse.

Lula disse que não tinha motivo para demorar quase 70 anos para conhecer Alencar. "A gente poderia ter se conhecido há muito mais tempo quem sabe eu não tinha perdido tanta eleição", afirmou Lula ao recordar o momento em que conheceu Alencar.

O presidente disse que foi uma dádiva de Deus ter encontrado Alencar, mas que não foi uma paixão como a que Mariza Gomes, mulher do vice, sentiu por ele. Para Lula, conhecer Alencar foi como encontrar duas pedras que se encaixam perfeitamente.

"O José Alencar, por simplicidade, por companheirismo, nunca vai reconhecer [...] mas eu já estava cansado de ter 30% dos votos nas eleições presidenciais", afirmou Lula.

Segundo Lula, Alencar tem a metade da responsabilidade pelo fato de governar o país há sete anos. "Ele muitas vezes não se valoriza. Acha que não tem nada disso. Mas não é apenas a questão de voto mas é a questão da garantia. Você foi uma espécie de um fundo garantidor que eu precisava", disse.

Alencar recebeu hoje a medalha da Ordem do Mérito Industrial, a mais alta condecoração concedido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) pelo reconhecimento como empresário e pelo desenvolvimento econômico do país. Ele também recebeu o título de presidente de honra da Fiesp, homenagem concedida pela primeira vez a um empresário fora de São Paulo.

O vice recebeu as homenagens do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que em seu discurso fez uma trajetória da carreira política e empresarial de Alencar.

Ao agradecer o discurso "ultrageneroso" de Lula, Alencar disse que tem consciência de que é vice-presidente graças a eleição dele. "Ninguém vota no vice. Procurei não atrapalhar e acho que não atrapalhei porque ganhou as duas eleições", afirmou.

A cerimônia em homenagem a Alencar reuniu políticos e empresários de todo o país, como os governadores José Serra (PSDB-SP), Aécio Neves (PSDB-MG), Yeda Crusius (PSDB-RS), Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), além de parlamentares, ministros e prefeitos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151321/visualizar/