Governo do Estado realiza último leilão do ano no próximo dia 18
O terceiro e último leilão do ano de bens móveis, sucatas e veículos do Governo do Estado será realizado no próximo dia 18, no Complexo da Secretaria de Estado de Administração (SAD), localizado na Avenida Jurumirim, s/n.°, no bairro Carumbé, em Cuiabá. O leilão terá início às 9 horas.
O leilão dos bens inservíveis para o Estado contará com 30 lotes, 15 são considerados sucatas e os outros 15 são de veículos que podem voltar a circular e que terão direito à documentação.
SUCATAS
Entre os lotes de sucatas que serão leiloados, 10 contêm objetos como: máquinas de xérox, impressoras multifuncionais, racks para switch, CPU´s, estabilizadores, monitores, televisores, máquinas de escrever, DVD´s, tocas fitas, notebooks, máquinas fotográficas, filmadoras, compressores de ar, condicionadores de ar, geladeiras, fogões, bebedouros, freezers, entre outros.
Já as cinco sucatas de veículos são de modelos das marcas Fiat, Toyota e Mitsubishi. Os anos variam entre 1985 e 2004. Segundo o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, os bens que compõem os lotes de sucatas não poderão ser arrematados de forma individual, com exceção para lotes que contenham apenas um bem. “No caso dos veículos considerados sucatas, estes não tem direito a documentação, assim, não poderão ser licenciados e nem recolocados em circulação”, salientou.
De Vitto esclareceu que os veículos sucatas poderão ser usados somente para desmanche e reutilização das peças e partes metálicas. “Quem adquirir estes bens, será responsável pela utilização e destino final das sucatas e responderá, civil e criminalmente, pelo uso ou destinação em desacordo com as restrições estabelecidas no edital nº 003/2009 e na legislação em vigor”, afirmou.
VEÍCULOS
Os interessados em adquirir motos e carros que podem retomar o funcionamento, vão encontrar modelos como: Honda CG 125, Pampa, Pajero, L200, Besta, Gol, Kadett, Veraneio, Escort. Os modelos abrangem os anos de 1992 a 2004/05.
LEILÃO
Os bens serão vendidos por lote, não podendo ser arrematados individualmente, no estado e condição que se encontram. O interessado em arrematar os veículos, sucatas e bens móveis deve apresentar o Cadastro Nacional de Pessoa Física (CNPF) se pessoa física e CNPJ, se pessoa jurídica, além de carteira de identidade e procuração do representante da licitante, caso a própria não participe da fase de lances.
De acordo com De Vitto, todos os bens móveis e veículos que são encaminhados para o leilão passam por uma avaliação para verificar se realmente não são mais servíveis para o Estado. “Com a auditoria verifica-se que economicamente eles não são mais viáveis para o Governo, ou seja, o custo para manutenção e conserto destes bens ficaria mais caro para o Estado do que investir na compra de um novo”.
Não poderão participar do leilão membros da Comissão de Avaliação e Alienação de Bens Móveis, o leiloeiro, os servidores lotados na Superintendência de Patrimônio e Serviços da SAD, os parentes em linha reta e colateral, até o terceiro grau, e afins, e respectivos companheiros e cônjuges das pessoas citadas acima, além dos arrematantes que não fizeram o pagamento em leilões anteriores.
Os valores arrecadados serão divididos em dois fundos estaduais, o de Segurança Pública (Fesp), para compra de equipamentos e investimento na Segurança Pública e o de Desenvolvimento do Servidor Público (Fundesp), revertido para capacitação e melhoria da administração pública.
EXAMES DOS BENS
As sucatas e veículos podem ser analisadas nos dias 12, 13, 16 e 17, das 8h às 12h e das 14h às 17h, no local de realização do leilão. Porém, no dia do leilão, será proibida a visita e circulação entre os bens. Os interessados também podem conferir as fotos dos veículos no site da SAD pelo endereço www.sad.mt.gov.br/governo/leilao09/
Comentários