Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 09 de Novembro de 2009 às 19:13

    Imprimir


A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entidade que representa as 138 mil lojas de material de construção do país, confirmou hoje que o varejo de material de construção cresceu 3% no mês de outubro, na comparação com o mesmo período de 2008. Na relação outubro de 2009 sobre setembro de 2009, o desempenho foi de 3%. Já no acumulado do ano (janeiro a outubro de 2009 sobre o mesmo período do ano passado), o setor cresceu 4%. Os dados refletem o volume de vendas das lojas.

A Anamaco mantém a expectativa de crescimento em 2009 de 6,5% sobre 2008, quando o setor bateu recorde de faturamento (R$ 43,23 bilhões). “Para 2010 projetamos um crescimento de 10% sobre 2009”, declara Cláudio Conz, presidente da entidade.

Setores de cerâmica e acabamentos em geral, incluindo tintas, tiveram um crescimento de 8% no mês de outubro, o que indica retomada de obras. “As pessoas já começaram a preparar a casa para as festas de fim de ano. Elas querem receber a família com a parede pintada, a casa bonita. Quem vai viajar e tem casa na praia ou sítio, também quer deixar tudo em ordem para curtir as férias, então é natural que as vendas aumentem nesta época do ano”, explica Cláudio Conz.

Segundo ele, a primeira parcela do 13º salário também aquece este momento de compras. "Depois da primeira quinzena de dezembro já entra o período de férias escolares e criança em casa não combina com reforma, por isso o momento de reformar é agora”, completa.

Ainda de acordo com o presidente da Anamaco, o volume de vendas deve crescer em torno de 20% até o final do ano. “A dica é que o consumidor pesquise preço, pois certamente há muitas promoções em destaque este mês. Além disso, a redução de IPI ainda está em vigor para os materiais de construção até o dia 31 de dezembro”, finaliza.

A Anamaco continua articulando a prorrogação da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre os produtos do setor. A desoneração temporária foi anunciada pelo Governo Federal em abril deste ano e beneficiou produtos como o cimento, tinta e cerâmica, que tiveram redução média imediata nos preços de 8,5%.





Fonte: Redação TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151356/visualizar/