Prefeitura de Santo Afonso inaugura CRAS no próximo dia 11
A prefeitura municipal de Santo Afonso, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, inaugura na próxima quarta-feira (11.11), o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que dará um importante reforço ao trabalho social desenvolvido pela administração municipal, beneficiando a comunidade carente com o incremento no atendimento.
Os recursos para construção do centro são do Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), da ordem de R$ 150 mil reais e mais R$ 4 mil reais de contra partida do município. O CRAS terá recepção, copa, salas de atendimento, oficina, atendimento psicológico e jurídico, além de instalações para administração, almoxarifado e mais seis sanitários, sendo dois para portadores de necessidades especiais, dois para funcionários e outros dois para o público em geral.
O Cras, vai inserir na sociedade populações vulneráveis socialmente, por meio de acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais. No caso de Santo Afonso, um dos pilares para a construção da cidadania é a capacitação de mães para geração de trabalho e renda, ajudando no sustento da família.
Segundo o prefeito da cidade, Silvio Souto, a iniciativa de gerar trabalho e renda em Santo Afonso, se insere nos objetivos do Cras, mas não é o único. “Um dos objetivos maior é a de garantir o cumprimento dos direitos da comunidade, como encaminhar pessoas ao centro de saúde e retirada documentos, entre outros benefícios que irão obter com a entrada em funcionamento deste centro”, explicou Souto. “Ele foi mais além, o CRAS é importante principalmente para o trabalho de assistência social em locais de vulnerabilidade, e visam assegurar o fortalecimento dos vínculos comunitários, agindo de forma integrada com a saúde, a segurança e a educação”, salienta.
O desemprego é um dos grandes problemas do município, e com o centro de referência e assistência social, a administração pretende amenizar o impacto da falta de postos de trabalho, com a capacitação de mulheres e pessoas carentes da cidade, valorizando os envolvidos e provocando uma mudança na auto estima da população envolvida. “É preciso dar auto-estima e valorizar essas pessoas, capacitadas, elas podem buscar sua inserção no mercado de trabalho ou trabalhar por conta própria, incrementando a renda familiar”, sugere o prefeito.
Ele foi mais além, “As pessoas se sentem fracas com a impossibilidade de trabalhar por falta de conhecimento, e de ajudarem no sustento da casa. Com os cursos elas deixarão à ociosidade e terão condições para que comprem comida para os filhos com o próprio dinheiro”, ressaltou.
O CRAS servirá também para o encaminhamento das pessoas a outros atendimentos na rede municipal, como saúde e educação, se tornando uma ponte entre a administração pública e as pessoas em vulnerabilidade social.
Comentários