Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 04 de Novembro de 2009 às 06:31

    Imprimir


O consumo dos principais combustíveis em Mato Grosso (álcool, gasolina e óleo diesel), cresceu 4,9% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Ao todo foram consumidos 1,879 bilhão de litros este ano contra 1,791 bilhão (l) no ano passado. A evolução foi puxada pelo etanol, que teve incremento de 52,4%. Os outros dois derivados do petróleo tiveram variação inferior a 0,5% na comparação com o ano passado.

Ainda de acordo com os dados da ANP, o óleo diesel, produto que em volume é mais consumido no Estado, variou apenas 0,2%, passando de 1,244 bilhão de litros no acumulado dos oito primeiros meses de 2008 para 1,248 bilhão/l no mesmo intervalo deste ano. Na opinião do presidente do Sindipetróleo-MT, Fernando Chaparro, considera que o desempenho apresentado pelo diesel está diretamente associado à alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ( ICMS) no Estado.

Conforme ele, o percentual é de 17%, enquanto que em outras unidades da federação, a exemplo de Goiás, é 12%, o que faz com que os caminhoneiros que virão ao Estado entregar alguma mercadoria ou simplesmente cruzem o território mato-grossense, abasteçam o veículo antes. "Com isso perdemos. Já que pagamos mais caro que outros estados e não vendemos o quanto é demandado, uma vez que o consumo poderia ser muito maior", considera Chaparro ao complementar dizendo que o preço do óleo diesel cobrado na bomba de postos goianos é inferior ao pago pelas revendas mato-grossenses.

Outro combustível que teve uma variação insignificativa foi a gasolina. Este ano foram consumidos 229,286 milhões de litros nos postos estaduais, ante os 229,053 milhões/l verificados em 2008, o que representa crescimento de 0,1% de um ano para outro. Para Chaparro, a quantidade de gasolina demandada está ligada ao consumo de álcool. Enquanto o consumo de um cresce, o do outro cai, já que o consumidor escolhe entre um e outro. "Só não usa álcool, o veículo que deve ser abastecido exclusivamente com a gasolina", diz o diretor-executivo do Sindalcool-T, Jorge dos Santos, ao completar que mesmo assim tem muito motorista que por conta própria mistura os dois combustíveis.(FR)




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151705/visualizar/