Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia digital permite projeto pioneiro com música de Stravinsky
A união da tecnologia digital com a visão do maestro finlandês Esa-Pekka Salonen fez com que o público londrino pudesse, pela primeira vez na capital do Reino Unido, ouvir um concerto como se estivesse dentro do fosso da orquestra.
Até o próximo dia 15, a Bargehouse, um velho armazém junto ao rio Tâmisa, oferece uma experiência revolucionária do ponto de vista musical. Graças ao som e a projeções de vídeo, o público pode participar diretamente do concerto.
"É um projeto pioneiro. Sempre me interessou combinar a tecnologia com o tipo de música que tocamos e uma maneira de conseguir com que seja uma colaboração orgânica e não um simples acréscimo", explica Salonen em um comunicado da organização da iniciativa.
"Sentir-se dentro da orquestra, experimentar a sensação de 101 músicos tocando essa música ("A Sagração da Primavera", do russo Igor Stravinsky) faz a adrenalina correr, e é algo que quis compartilhar com o mundo", diz o músico.
A orquestra é a prestigiada Filarmônica de Londres, da qual Salonen é maestro principal e assessor artístico, e o projeto, batizado "re-RITE: be the Orchestra", foi gravado no início de setembro com 29 câmeras de alta definição que acompanharam cada movimento dos 101 músicos.
A filmagem e a gravação do concerto sob sua condução foram feitas em um teatro de Watford, pequena cidade ao nordeste de Londres, e fazem com que o público possa acompanhar cada uma das seções da orquestra como se estivesse sentado entre os músicos.
Os diversos espaços da Bargehouse receberão telões nos quais será possível acompanhar de perto uma seção diferente da orquestra. Em cada sala, o visitante ouvirá com mais intensidade os instrumentos da seção correspondente, exatamente como acontece com os músicos da orquestra.
Na sala de percussão, haverá instrumentos disponíveis para que o público acompanhe os músicos quando o maestro der o sinal correspondente. Isso não será possível, no entanto, em seções como a de cordas.
A chamada sala de controle, correspondente ao maestro, terá vários telões. Graças aos painéis de controle, será possível regular o volume das diferentes seções da orquestra e ver os músicos, filmados pelas câmeras a partir de diferentes ângulos, de perto ou de longe.
A projeção em vídeo de "A Sagração da Primavera" será feita de forma contínua no armazém londrino entre 10h e 18h, horário local.
Salonen escolheu essa composição por se tratar de uma das peças mais inovadoras do século XX: foi uma encomenda a Stravinsky de seu compatriota Serge Diaghilev para seus famosos Balés Russos.
A personalidade quase selvagem da música e a coreografia do russo Vaslav Nijinsky foram demais para o público conservador da Paris da época de sua estreia, ocorrida em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs Elysées, em concerto que acabou em uma grande confusão.
Até o próximo dia 15, a Bargehouse, um velho armazém junto ao rio Tâmisa, oferece uma experiência revolucionária do ponto de vista musical. Graças ao som e a projeções de vídeo, o público pode participar diretamente do concerto.
"É um projeto pioneiro. Sempre me interessou combinar a tecnologia com o tipo de música que tocamos e uma maneira de conseguir com que seja uma colaboração orgânica e não um simples acréscimo", explica Salonen em um comunicado da organização da iniciativa.
"Sentir-se dentro da orquestra, experimentar a sensação de 101 músicos tocando essa música ("A Sagração da Primavera", do russo Igor Stravinsky) faz a adrenalina correr, e é algo que quis compartilhar com o mundo", diz o músico.
A orquestra é a prestigiada Filarmônica de Londres, da qual Salonen é maestro principal e assessor artístico, e o projeto, batizado "re-RITE: be the Orchestra", foi gravado no início de setembro com 29 câmeras de alta definição que acompanharam cada movimento dos 101 músicos.
A filmagem e a gravação do concerto sob sua condução foram feitas em um teatro de Watford, pequena cidade ao nordeste de Londres, e fazem com que o público possa acompanhar cada uma das seções da orquestra como se estivesse sentado entre os músicos.
Os diversos espaços da Bargehouse receberão telões nos quais será possível acompanhar de perto uma seção diferente da orquestra. Em cada sala, o visitante ouvirá com mais intensidade os instrumentos da seção correspondente, exatamente como acontece com os músicos da orquestra.
Na sala de percussão, haverá instrumentos disponíveis para que o público acompanhe os músicos quando o maestro der o sinal correspondente. Isso não será possível, no entanto, em seções como a de cordas.
A chamada sala de controle, correspondente ao maestro, terá vários telões. Graças aos painéis de controle, será possível regular o volume das diferentes seções da orquestra e ver os músicos, filmados pelas câmeras a partir de diferentes ângulos, de perto ou de longe.
A projeção em vídeo de "A Sagração da Primavera" será feita de forma contínua no armazém londrino entre 10h e 18h, horário local.
Salonen escolheu essa composição por se tratar de uma das peças mais inovadoras do século XX: foi uma encomenda a Stravinsky de seu compatriota Serge Diaghilev para seus famosos Balés Russos.
A personalidade quase selvagem da música e a coreografia do russo Vaslav Nijinsky foram demais para o público conservador da Paris da época de sua estreia, ocorrida em 29 de maio de 1913 no Théâtre des Champs Elysées, em concerto que acabou em uma grande confusão.
Fonte:
Agência EFE
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/151718/visualizar/
Comentários