TIM apresenta lucro de R$ 61 milhões no terceiro trimestre de 2009
· Volta ao lucro: resultado positivo líquido de R$ 61 milhões reverte prejuízo líquido de R$ 15 milhões no trimestre anterior e de R$ 12 milhões no terceiro trimestre de 2008;
· Contínuo crescimento: base cresce 12,5% na comparação com ano anterior e 4,7% em relação ao trimestre anterior, atingindo 39,6 milhões de usuários e market share de 23,80%;
· Adições líquidas no trimestre de 1,8 milhão de novos clientes, 27,5% superior na comparação anual, e o equivalente a 27,3% da base incremental do setor. Em relação ao trimestre anterior, o número é 2.6% superior;
· ARPU estável: R$ 26,50, evidenciando crescimento da base com qualidade;
· Plano Infinity acumula 11 milhões de usuários desde seu lançamento, em abril;
· Forte expansão na utilização dos serviços de voz: média de uso de minutos por usuário (MOU) de 90 minutos, crescimento de 23,2% sobre trimestre anterior;
· Receitas brutas de VAS somam R$ 496 milhões, crescimento de 23% na comparação anual, representando 12% da receita bruta de serviço, contra 9,5% no terceiro trimestre de 2008;
· EBITDA e margem EBITDA: R$ 759 milhões, crescimento de 3% em relação ao segundo trimestre, e queda de 5% na comparação anual, com margem 22,7%, ante 22,3% no trimestre anterior e 23,4% no terceiro trimestre de 2008;
· Inadimplência segue em consistente melhoria: redução de 30,5% na comparação anual, e de 6% na comparação trimestral, caindo para R$ 100 milhões. Número equivale a 3,2% da receita líquida de serviços;
· Investimentos em rede, com foco na melhoria da qualidade 2G, superam os R$ 500 milhões no período;
· Qualidade da rede segue em constante melhora.
Rio de Janeiro, 30 de outubro de 2009 – A TIM Participações S.A., que controla diretamente a TIM Celular S.A. e indiretamente a TIM Nordeste S.A., registrou lucro de R$ 61 milhões no terceiro trimestre de 2009, demonstrando uma evolução consistente do seu desempenho, o que se confirma também pela melhoria de outros indicadores operacionais e financeiros. O trimestre evidencia os resultados positivos do plano de relançamento da companhia, com reposicionamento da marca e busca da qualidade da rede e de atendimento ao cliente.
“Desde o início do ano, estamos percorrendo um caminho consistente, pautado por um foco em qualidade e inovação, já coroado no terceiro trimestre com a volta ao lucro e, o que é mais importante, com crescimento da base de clientes, aumento do MOU e sem perda no ARPU. Nesta jornada que começamos em janeiro, reposicionamos a marca no primeiro trimestre, voltamos a crescer no segundo e no terceiro voltamos a falar e a apresentar melhoria contínua do nosso desempenho. Para o quarto trimestre daremos continuidade ao fortalecimento dos nossos indicadores operacionais e financeiros. Seguiremos trabalhando para colher as inúmeras oportunidades de crescimento que o mercado brasileiro oferece”, afirma Luca Luciani, presidente da TIM.
Graças à nova estratégia comercial, a TIM vem crescendo de forma consistente a base de assinantes, sem reduzir a receita média por usuário (ARPU), que se manteve em R$ 26,50. No trimestre, a TIM alcançou uma adição líquida de 1,8 milhão de usuários, o que representa um crescimento de 27,5% em relação ao terceiro trimestre de 2008 e participação de 27,3% do volume incremental do segmento. A base total da empresa somou 39,6 milhões, um crescimento de 12,5% na comparação anual e de 4,7% em relação ao trimestre anterior.
Desde o segundo trimestre deste ano, a TIM segue crescendo sua base de clientes de planos pós-pagos, fato intensificado neste terceiro trimestre, quando foram registradas 87 mil adições líquidas, mais que o dobro em relação ao trimestre anterior (42 mil).
O sucesso das novas ofertas comerciais tem gerado um impacto positivo também no perfil de uso, com a elevação da média de minutos por usuário (MOU) de 73 minutos no trimestre anterior para 90 minutos atuais.
De volta ao lucro
A receita bruta total alcançou R$ 4,63 bilhões no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 2,8% em relação ao trimestre anterior e redução de 2,2% na comparação anual. A receita bruta de serviços atingiu R$ 4,14 bilhões, 5,3% superior ao trimestre anterior e queda de 1,9% na comparação anual. O destaque foram as receitas de VAS (Serviços de Valor Agregado), que somaram R$ 496 milhões, crescimento de 23% na comparação anual e de 2,5% no trimestre, e o equivalente a 12% da receita bruta de serviço, ante 9,5% no terceiro trimestre de 2008.
A inadimplência apresentou redução de 30,5% em relação a igual período do ano passado e de 6% no trimestre, caindo para R$ 100 milhões, o equivalente a 3,2% da receita líquida de serviços, resultado da maior eficiência dos mecanismos de cobrança e de concessão de crédito. As despesas de marketing e vendas apresentaram crescimento de 22% em relação a igual período de 2008 e de 5,3% comparado ao trimestre anterior, refletindo a contínua determinação da companhia para um melhor desempenho comercial.
Como resultado, o EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) totalizou R$ 759 milhões, crescimento de 3% em relação ao segundo trimestre de 2009 e queda de 5% na comparação anual. A margem EBITDA atingiu 22,7%, também com crescimento em relação à margem de 22,3% do trimestre anterior e redução em relação ao terceiro trimestre de 2008, que foi de 23,4%.
O terceiro trimestre marcou a volta da companhia ao lucro, registrando R$ 61 milhões, ante ao prejuízo líquido de R$ 15 milhões do trimestre anterior e de R$ 12 milhões em igual período do ano passado.
Atividades do período
Além de consolidar o sucesso dos novos planos Infinity, que atingiram a marca superior a 11 milhões de usuários desde o lançamento, a TIM continuou a renovação de seu portifólio de ofertas com a nova família de planos Liberty. O novo conceito é baseado em uma mensalidade fixa e tráfego ilimitado de voz para chamadas dentro da rede TIM, resultando em reais benefícios para o cliente e elevação da rentabilidade ao reduzir os custos de interconexão. A companhia iniciou também um novo modelo de venda, TIM Chip Avulso, por meio do qual o cliente fica fora de um contrato de fidelização e recebe um desconto mensal na fatura, em contrapartida abre mão de receber o aparelho subsidiado. A estratégia consiste em mais uma oferta inovadora, oferecendo mais opções para os consumidores que podem escolher o subsídio do aparelho ou o desconto no serviço.
Qualidade
A evolução de qualidade da rede TIM foi confirmada pela última medição da Anatel. Em setembro, a companhia apresentou continua melhoria no indicador de qualidade de rede da Anatel – 97.3% das metas atingidas, comparado a 90.6% no mês anterior.
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